quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Votorantim é certificado no Município VerdeAzul pelo quarto ano consecutivo

Foto: Divulgação

Votorantim conquistou, pelo quarto ano consecutivo, a certificação do Programa Município VerdeAzul, a maior premiação ambiental do Governo do Estado de São Paulo e uma das maiores do Brasil. A cidade foi a 27ª colocada entre as 317 participantes, obtendo 90,19 pontos dos cem máximos.

O Ranking Ambiental Paulista 2016 foi divulgado na sexta-feira (9), em solenidade realizada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, no São Paulo Expo, Capital. O objetivo do Programa Município VerdeAzul é apoiar e medir a eficiência da gestão ambiental.

No ranking geral do ciclo 2016, 317 cidades apresentaram relatórios finais com as ações ambientais realizadas; 74 (24%) foram certificadas com uma pontuação superior a 80. Em 2015, 111 municípios tinham sido certificados.

Em 2013, Votorantim conquistou a certificação com 86,3 pontos. Em 2014, após a continuidade de inúmeros trabalhos estratégicos de gestão ambiental, subiu a nota para 88,89 pontos, ficando na 50ª posição estadual. Em 2015, com o deferimento do recurso pleiteado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o município subiu de 89,77 para 92,02 pontos, o que lhe garantiu a 14ª posição entre as 410 cidades participantes. Em 2016, a nota foi 90,19, a maior pontuação já conquistada sem a utilização de recurso, confirmando o intenso e permanente trabalho comprometido com a qualidade socioambiental.

DEZ DIRETIVAS

As ações propostas pelo Programa Município VerdeAzul compõem dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.

Entre as ações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente que tiveram mais destaque estão o Programa Escola Sustentável, realizado junto às escolas municipais; a recuperação de córregos e nascentes; o gerenciamento de resíduos sólidos; as ações de educação ambiental, além das articulações e dos eventos ambientais.

LANÇADO EM 2007

Programa Município VerdeAzul foi lançado em 2007 e tem como principal proposta descentralizar a agenda ambiental paulista, ganhando eficiência na gestão ambiental e valorizando a base da sociedade. O certificado, que reconhece a boa gestão ambiental por meio das centenas de ações articuladas pelo município, ainda garante à administração municipal a prioridade na captação de recursos com o Governo do Estado, por meio do Fecop (Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição).

Na certificação de 2013, Votorantim recebeu uma caminhonete Hilux, 4x4 turbo que é utilizada pela Patrulha Verde e pela Operação Mata-Fogo. Recebeu ainda um kit de combate às queimadas composto por um tanque de 700 litros de água, motobomba, mangueira, abafadores, bombas costais, enxadas, facões, capacetes, óculos, máscaras e luvas de proteção, cantis de água e lanternas. Além disso, um triturador de galhos, utilizado para triturar a vegetação oriunda de podas, reduzindo assim, o volume gerado.

Em 2014, o Fecop não pôde atender às solicitações de repasse aos municípios certificados no Programa Município VerdeAzul. Já em 2015, a Prefeitura de Votorantim solicitou um caminhão com gaiola para coleta seletiva de resíduos recicláveis. O veículo deverá ser entregue em 2017. Para o atual ciclo (2016), a prefeitura ainda estuda o que deverá ser pedido ao Fecop.


-- Jornal Gazeta de Votorantim

Nenhum comentário:

Postar um comentário