RMS

·        Cidades
A Região Metropolitana de Sorocaba é formada por 27 municípios, sendo eles: Alambari, Alumínio, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Boituva, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Ibiúna, Iperó, Itapetininga, Itu, Jumirim, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul, Porto Feliz, Salto, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, São Roque, Sarapuí, Sorocaba, Tapiraí, Tatuí, Tietê e Votorantim.

·        Informações gerais

- População
A Região Metropolitana de Sorocaba possuía em torno de 1.725.000 habitantes no ano de 2010, concentrando 4% da população estadual e 0,91% da nacional. O município mais populoso é Sorocaba, onde residem 34% do total de habitantes. Em seguida está Itu, com 9%, Salto, Tatuí e Votorantim com 6% da população cada um e São Roque que concentra 5% dos habitantes da RMS.

- Área Territorial
Composta por 27 municípios e com área de 9.821,22km², a RMS corresponde a 19,04% do território da Macrometrópole Paulista, 3,96% do estado e a 0,12% do Brasil.

- Produto Interno Bruto
A RMS apresentou em 2012 um PIB de 48,75 bilhões de reais. Esse montante representa 3,46% do Produto Interno Bruto estadual e 1,11% do nacional. O PIB per capita é de R$27.626,19

- Valor adicionado
A distribuição do valor adicionado por setor econômico nos municípios da RMS indica que os segmentos mais relevantes são os de serviços e indústria sendo que o primeiro apresenta os maiores indicadores em todos os municípios. Nos casos de Alumínio, Araçariguama, Boituva, Cerquilho e Itu, o setor industrial é mais relevante para as economias. Todos os municípios da região apresentaram incremento no valor adicionado de serviços entre os anos de 2008 e 2011 à exceção de Alumínio e Araçariguama. O mesmo comportamento ocorreu no setor da indústria.

- Economia
O complexo industrial da Região Metropolitana de Sorocaba é formado por diversos ramos dos quais emergem o setor automobilístico, metalurgia, siderurgia, produção de máquinas e equipamentos, aviões, alumínio, cimento, alimentos, bebidas, artigos eletrônicos, construção civil, entre outros. Na Agropecuária, a região atua na viticultura, fruticultura, olericultura, produção de hortifrutigranjeiros, milho, soja, entre outras culturas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário