quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Inscrições para Cadastro Municipal Unificado 2017 começam em novembro

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), abre em novembro as inscrições para o Cadastro Municipal Unificado (CMU), classificação, reclassificação, transferência e matrícula nas creches da Rede Municipal de Ensino para o ano letivo de 2017. O edital com a regulamentação das inscrições foi publicado no jornal “Município de Sorocaba” desta quinta-feira (27).

Conforme o edital, o cadastro de crianças que moram em Sorocaba poderá ser feito entre os dias 7 e 11 de novembro, das 9h às 16h, nas unidades da Casa do Cidadão. Os pais ou responsáveis legais ainda terão a chance de fazer a inscrição de 09 a 11 de novembro, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h nas instituições educacionais da rede municipal de ensino que atendem a etapa da Educação Infantil – Creche.

O cadastro deverá ser feito em uma única creche e os responsáveis deverão optar por até cinco instituições de ensino. A Sedu reforça que a disponibilidade das vagas não está vinculada ao local onde a inscrição foi feita. Os documentos necessários para o cadastro podem ser conferidos no edital ou, ainda, no site www.educacao.sorocaba.sp.gov.br.

No ano que vem também será possível realizar as inscrições, atualização de dados ou mudança nas opções das creches. Isso poderá ser feito nos três últimos dias letivos de cada mês, de fevereiro a agosto, em qualquer creche, as 8h às 11h30 e das 13h às 16h. Nas Casas do Cidadão, as inscrições poderão ser feitas do 16º ao último dia útil de janeiro a agosto, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

O edital informa, ainda, que a lista classificatória das inscrições realizadas em novembro será divulgada no dia 25 do mesmo mês. Já as que forem feitas a partir de janeiro de 2017 serão publicadas no 15° dia útil de cada mês. A listagem poderá ser conferida também no site da Sedu.

-- Comunicação - Prefeitura de Sorocaba

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

4ª Festa de São Martinho brinda a safra das uvas

Quinta do Olivardo, em São Roque/SP revive a tradição que mistura cores, aromas e sabores

A Quinta do Olivardo, em São Roque/SP, celebra a bonança da safra das uvas com a 4ª edição da tradicional Festa de São Martinho, que será realizada no próximo dia 26 de novembro. A festividade reúne apaixonados pela cultura lusitana de todo o país, que visitam a casa para reviver as cores, sabores e aromas desta grande festa.

São Martinho é uma das principais celebrações de Portugal, pois é a data em que o vinho que foi produzido em janeiro chega ao ponto e é provado com as castanhas portuguesas, assadas em brasa.
As festas de São Martinho estão associadas com um espírito de confraternização e solidariedade, reforçando os laços de amizade entre amigos e familiares. O santo é padroeiro dos produtores de vinho e restaurantes. No Brasil, a tradição é mantida pelos descendentes de portugueses que preconizam um dos provérbios sobre o santo: “no dia de São Martinho, come-se castanhas e bebe-se vinho”.

Durante a festividade, o público será recebido com uma caneca para brindar e degustar o vinho e o suco de uva, que foram produzidos com a ajuda do público em janeiro e estão armazenados desde então, nos tonéis de carvalho. Em seguida, os visitantes poderão participar da tradição do “magusto” – prática de assar as castanhas portuguesas sobre folhas secas no chão. O público fica ansioso ao redor das brasas esperando as cascas das castanhas se romperem para degustar a polpa.

Para animar a celebração, durante todo o dia o grupo folclórico e etnográfico Casa da Ilha da Madeira fará diversas apresentações de clássicos da cultura lusitana, convidando todo o público para cantar e dançar. Os cantores e dançarinos chegam à festa caracterizados de colonos portugueses, encantando os presentes.
A festa tem entrada gratuita, com a opção de pacote que inclui a degustação das bebidas e almoço.

Delícias portuguesas

Como manda a tradição, o público que visitar a casa poderá degustar o melhor da culinária portuguesa, preparada pelo chefe da casa. São delícias que levam como ingrediente principal o suculento bacalhau português, além da Espetada Madeirense – generosos pedaços de carne, sobrepostos em espetos preparados com o galho do louro - entre outros petiscos como o bolinho de bacalhau e o pão no prego.

Como toda casa portuguesa que se preza, a Quinta do Olivardo oferece para a sobremesa os tradicionais pastéis de nata, com fornadas saindo a cada 15 minutos, suculentos por dentro e crocantes por fora; além da rabanada portuguesa com calda de vinho, Santa Clara, entre outras delícias!

Sobre a Quinta do Olivardo

Adega, restaurante, lanchonete e loja de produtos coloniais, vinhos, doces e compotas caseiras, a Quinta do Olivardo é uma atração turística pela boa comida, ambiente acolhedor e também pela paisagem exuberante. Os parreirais ladeando as instalações conferem o clima bucólico das propriedades rurais da Ilha da Madeira, em Portugal, onde o proprietário Olivardo Saqui buscou inspiração para construir um dos locais mais visitados da Estrada do Vinho.

A Quinta do Olivardo recebeu por três anos consecutivos (2013, 2014 e 2015) a referência “Excelência” concedida pelo Trip Advisor, um guia mundial colaborativo, publicação na qual os comentários dos frequentadores pontuam o estabelecimento. O restaurante lidera o ranking das pontuações positivas entre os estabelecimentos da região.

Circuito de aventura
Os visitantes que gostam de sentir muita adrenalina não podem perder o 1º Circuito de Lazer e Aventura da Estrada do Vinho instalado na Quinta do Olivardo. 

No circuito, o visitante poderá praticar arvorismo, escalada e encerrar o passeio em uma tirolesa que cruza o lago do restaurante. 

Para quem gosta de atrações mais relaxantes, a Quinta do Olivardo oferece ainda mini pesca esportiva, passeio a cavalo e um relaxante pedalinho para passear sobre o lago. São atrações que agradam a família toda!

Como Chegar
A Adega e Restaurante Quinta do Olivardo está localizada no km 4 da Estrada do Vinho, em São Roque (SP), com acesso pelo km 58,5 da Rodovia Raposo Tavares (SP-270). Fica a 60 km de São Paulo e a 45 km de Sorocaba. Informações adicionais, fotos e vídeos estão disponíveis no site www.quintadoolivardo.com.br.

-- OS2 Comunicação

terça-feira, 25 de outubro de 2016

Cervejaria Bamberg recebe visitantes para tour guiado aos sábados

Visitantes podem conhecer processo de fabricação da bebida e degustar cinco chopes direto dos tanques

Foto: Divulgação
Quem sabe apreciar uma boa cerveja artesanal e gostaria de conhecer seu processo de fabricação pode visitar a Cervejaria Bamberg, de Votorantim (SP). Considerada a mais premiada cervejaria do Brasil, com mais de 150 prêmios nacionais e internacionais, a ela abre suas portas aos sábados para visitas guiadas.

Além de conhecer a fábrica, os participantes poderão degustar cinco chopes direto dos tanques de maturação. Também serão orientados por Alexandre Bazzo, cervejeiro e proprietário da Bamberg, que explicará o processo de produção, matérias-primas e estilos das cervejas degustadas. 

“O tour é uma pequena viagem ao universo da Francônia, como se fosse uma sala da estar deste lugar mágico e que envolve a todos por conta da hospitalidade e descontração de seu povo, onde reinam o pão, a cerveja e as salsichas típicas”, conta Bazzo.
A visitação pode ser feita aos sábados, às 9h30, com custo individual de R$ 25. O agendamento deve ser feito pelo e-mail tour tour@cervejariabamberg.com.br.

-- OS2 Comunicação

Prefeito assina contrato para instalação de 95 placas de sinalização turística

O prefeito Fábio Bello de Oliveira (PMDB) assinou contrato que viabilizará a instalação de 95 placas de sinalização turística no município. O documento foi assinado hoje, 25 de outubro, pela manhã. Segundo o engenheiro Manoel Alves, representante da empresa Sinalta Propista, os serviços serão iniciados até o dia 20 de novembro.

“Este projeto é muito importante, é um marco para o turismo de Ibiúna. A instalação das placas irão indicar os diversos atrativos turísticos que Ibiúna oferece aos moradores e turistas, como a Capela de São Sebastião, a Cachoeria da Vargem, Parque Estadual do Jurupará, Represa de Itupararanga, entre tantos outros pontos espalhados pelo nosso município”, destacou o prefeito Fábio Bello.

O projeto de Sinalização Turística foi elaborado pela Secretaria de Cultura e Turismo. Os recursos para viabilização dos serviços foram adquiridos por meio de convênio com o Governo Federal – Ministério do Turismo.
 
-- Comunicação - Prefeitura de Ibiúna

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Preços nos supermercados caem 0,97% em setembro

Esta é a maior queda mensal desde fevereiro de 2012 e a maior para o mês de setembro desde 1994

Índice de Preços dos Supermercados (IPS), calculado pela APAS/FIPE, apresentou queda de 0,97% em setembro. De acordo com a Associação, esta é a maior queda mensal desde fevereiro de 2012 (-1,11%) e é a maior queda para o mês de setembro de toda a série histórica desde 1994. 

No acumulado de janeiro a setembro, a alta foi de 8,29% e, em 12 meses, de 13,62%. Em comparação com 2015, a inflação em 12 meses (setembro de 2015) foi de 6,11%, o que demonstra que entre 2015 e 2016 a inflação manteve sua trajetória de alta de maneira persistente. 

Conforme comentou o gerente de Economia e Pesquisa da APAS, Rodrigo Mariano, a queda nos preços nos supermercados se deve à desaceleração nos preços dos produtos industrializados e devido à queda no preço do feijão e do leite.  

Em setembro houve queda de 2,12% nos itens que compõe o grupo Semielaborados (Carnes, Leite e Cereais), com destaque para a redução do leite (-12,07%). A queda está diretamente relacionada à retomada da recomposição dos estoques do produto, que em meses anteriores haviam sido afetados por uma junção de fatores climáticos e sazonais. 

No acumulado de janeiro a setembro, a alta nos preços do leite foi de 39,76% e, em 12 meses, de 34,63%. Em 12 meses, a alta nos preços dos semielaborados foi de 15,56%, e, de janeiro a setembro, de 10,70%. 

Já os produtos industrializados tiveram alta de 0,22%. A desaceleração em relação aos meses anteriores esteve relacionada, principalmente, à redução nos preços de derivados do leite, que saiu de uma alta de 4,99% para 0,34% em setembro. Esta desaceleração está relacionada à queda no preço do leite. 

Em 12 meses, a alta dos produtos industrializados foi de 15,16% e, no acumulado, 10,45%, patamares ainda altos e que pressionam os preços nos supermercados.

Conforme explicou o economista, as quedas nos preços estiveram presentes em 36,03% dos itens, de acordo com o índice de difusão (proporção das variações de preços negativas), ficando abaixo da média para os últimos 24 meses, que é de 46,85%, o que reforça a disseminação da inflação sobre os diversos itens que compõe o Índice de Preços dos Supermercados (IPS). 

Segundo Rodrigo, as perspectivas são de queda nos preços para diversas categorias nos próximos meses “Há fatores internos e externos que podem afetar os preços de outras categorias, mas até o fim de 2016 deve haver uma desaceleração no indicador geral de preços, o que tende a contribuir para que o IPS em 2016 fique em torno de 12%”, comenta.

OUTROS PRODUTOS

Produtos In Natura - queda em setembro de 6,65%. O destaque são os tubérculos (-14,76%), diante da retração nos preços da cebola (-3,48%) e da batata (-26,88%), redução relacionada à maior disponibilidade do produto, diante da colheita de safra. Os preços dos legumes tiveram queda de 12,64% impulsionados pelas quedas da cenoura (-5,36%) e do pimentão (-18,58%). Em 12 meses, a alta nos Produtos In Natura foi de 8,75% e no acumulado de -1,79%. 

Bebidas alcoólicas - também apresentaram queda, com variação de -0,16%, reflexo da retração no preço da cerveja (-0,48%). Em 12 meses a alta foi de 10,84% e no acumulado do ano, 5,03%. 

Bebidas não alcoólicas - registram alta de 1,22%, diante da alta do refrigerante (2,07%). Em 12 meses a alta nos preços foi de 10,53% e no acumulado do ano 7,22%. 

Produtos de limpeza - ligeira retração de 0,06%, impactada pela queda nos preços do sabão em pó, de 0,26%. Em 12 meses, a elevação nos preços dos produtos de limpeza foi de 12,47% e, no acumulado do ano, 8,22%. 

Artigos de higiene e beleza - alta de 0,30%, impactados pelos preços do sabonete (alta de 0,33%). Em 12 meses, a alta foi de 11,01% e, no acumulado, 5,59%.
Ainda segundo Rodrigo, na avaliação desde a criação do Plano Real, em 1994, o IPS/APAS apresenta variação acumulada de 221,70%, o IPCA/IBGE tem alta de 452,97%, o IPC-FIPE tem aumento de 342,31% e o IPA/FGV tem variação de 634,64%.

-- OS2 Comunicação

Saúde realiza diversas ações em prol ao Outubro Rosa

Foto: Divulgação
O Outubro Rosa, mês de sensibilização e conscientização sobre a prevenção ao câncer de mama e de cólo de útero, foi comemorado com muitas ações das equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) do Turvo e Sede de Tapiraí. Foram palestras e divulgação em escolas e setores públicos.

No dia 18 de outubro a ESF Central iniciou o dia com uma caminhada monitorada seguida por uma palestra, sorteio de brindes e um delicioso café da manhã. 16 mulheres sortudas passaram por um tratamento de limpeza de pele e noções de auto maquiagem pelas meninas Araceli e Eliana, que representam uma marca de beleza. No Turvo a palestra aconteceu no dia 20, seguida por sorteio de brindes e café da tarde. Lá também ocorreu a sessão de beleza.

Além da palestra na UBS, as agentes saíram a campo para falar sobre a prevenção em escolas e setores públicos, como o CRAS, por exemplo. Ambas as equipes agradecem todo apoio recebido por comerciantes, funcionários e amigos que ajudaram. Nos dois eventos foi feita uma homenagem pela passagem do dia 18 de outubro, Dia do Médico.

- Imprensa - Prefeitura de Tapiraí

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Zoo faz festa de aniversário com bolo para a bicharada

Foto: Divulgação
Para celebrar seus 48 anos de existência, neste 20 de outubro (quinta-feira), o Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” está com uma grade de atividades especiais para pessoas de todas as idades.

Coordenadas pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), as atividades ocorrem durante todo o dia. E a celebração começa com a entrega de bolos às araras-canindé, às 10h, e aos jabutis, às 11h. Já a tarde, às 14h, terá apresentação das crianças da Camerata do Projeto Guri (Sorocaba), regidas pelos educadores Alessandra Martins, Rodrigo Moraes e Angelo Leite.

Em seguida, às 15h, todos poderão acompanhar a entrega de um bolo para as onças-pintadas e, às 15h30, será feito o “parabéns” ao zoo no auditório aberto.

Além da programação de aniversário, o “Quinzinho de Barros” está com campanha de escolha dos nomes dos novos filhotes de anta e macaco sauá que nasceram recentemente no parque. Para votar acesse meioambiente.sorocaba.sp.gov.br ou vá nas urnas localizadas em frente dos recintos das espécies até o dia 22 de outubro. A divulgação dos nomes será feita dia 23 de outubro, às 11h e as 14h.

O Parque Zoológico Municipal fica na Rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, e funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. Mais informações pelo telefone (15) 3227.5454.

-- Comunicação - Prefeitura de Sorocaba

Dia do dentista combate a falta de prevenção na saúde bucal

Número do IBGE dizem que no Brasil há 16 milhões de pessoas sem nenhum dente.
“Ida a especialista a cada 6 meses determina a qualidade do sorriso”, diz especialista.

O dia do dentista está chegando. A data, comemorada em 25 de outubro, é um lembrete da importância da saúde bucal. Pesquisa do IBGE, divulgada em 2015, mostra que 16 milhões de brasileiros não têm nenhum dente. O número representa 11% da população, sendo 13,3% entre as mulheres e 8,4% entre os homens.

De acordo com especialistas da área de saúde bucal, a falta de prevenção é a grande vilã dessa história. “Nas grandes cidades, onde a população em sua maioria tem acesso a  produtos para higienização, o fator que mais compromete a dentição saudável é a falta de prevenção”, explica a dentista Aline Negrão.

Segundo Aline, os cuidados com os dentes devem começar desde bem cedo. “Ao aparecerem os primeiros dentes o bebê já deve receber os primeiros cuidados odontológicos. A partir daí a higienização, com fio dental e escovação correta, somadas à procura do especialista a cada seis meses é o que vão determinar a qualidade do sorriso”, orienta.

É somente a frequência ao consultório odontológico que vai prevenir problemas silenciosos, como os que comprometem a gengiva. “A gengivite é uma doença bucal que compromete a arcada dentária e pode evoluir para uma periodontite e essa mudança de estágio leva a perda de dentes e mau hálito, por exemplo e o grande problema nestas doenças são o seu silencio, ou seja, ao contrário da cárie o paciente não consegue identifica-la sem ajuda do dentista”, afirma.

Outro fator determinante para a qualidade da saúde oral da população vem da preocupação do poder público. “Sorocaba é uma das cidades que investiu na saúde oral ao aplicar flúor na água que distribui. Esse investimento é feito há 42 anos na cidade e ajuda significativamente na prevenção de cáries”, finaliza.

-- OS2 Comunicação

Pedido para manutenção e construção de sepulturas termina nesta 6ª

Para quem pretende apenas fazer a pintura, o prazo é até 28 de outubro

Para que os quatro cemitérios municipais – Saudade, Consolação, Santo Antônio e Aparecida – estejam organizados no Dia de Finados, 2 de novembro, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, recebe até esta sexta-feira (21) as solicitações para construção e manutenção de sepulturas. A previsão da Serp é a de que os cemitérios municipais recebam, no período em questão, aproximadamente 70 mil visitantes.
De acordo com o chefe da Seção de Cemitérios da Prefeitura de Sorocaba, Rafael Ricardo, até esta segunda-feira (17) a Secretaria havia recebido 24 solicitações. Ainda conforme ele, a Serp apenas emite a autorização para realização dos serviços, que são de responsabilidade dos concessionários.
Os pedidos devem ser feitos nas Casas do Cidadão e os serviços concluídos até o dia 25 de outubro. Quem não solicitar dentro dos prazos limites, a Serp só emitirá novas autorizações para esses serviços após o dia 3 de novembro (terça-feira).
Os concessionários podem solicitar construção, reforma e limpeza de entulho das sepulturas. Já aqueles que pretendem apenas fazer a pintura, o prazo é até dia 28 de outubro.
Para reforma ou construção do jazigo, a família concessionária precisa se cadastrar em uma das Casas do Cidadão (Ipanema, Itavuvu, Éden, Nogueira Padilha, Ipiranga ou Brigadeiro Tobias), apresentando os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de endereço, título de posse da sepultura e identificação do prestador de serviços (RG e comprovante de endereço da pessoa física ou documento oficial com o CNPJ de pessoas jurídica).
O processo leva, em média, um dia útil para ser concluído e encaminhado ao cemitério. Nos casos de pintura, basta o concessionário apresentar documentos pessoais e o Título de Posse da sepultura na própria administração do cemitério, além de preencher um requerimento específico.
Se os familiares têm dúvida em qual dos cemitérios municipais o seu ente está sepultado, não é mais necessário se deslocar até os locais para descobrir a localização. A Serp disponibiliza a consulta pela internet, pelo link http://servicos.sorocaba.sp.gov.br/consulta-sepultados.

Celebrações
Conforme a Serp, as instituições religiosas que pretendem utilizar o espaço dos cemitérios municipais para celebrações devem encaminhar solicitação, também, até esta sexta-feira (21). No ofício, que deverá ser entregue no setor de Cemitérios da Secretaria de Serviços Públicos, no Paço Municipal, deverá ser indicado o horário e o sacrário em que se deseja o agendamento. A cerimônia deverá respeitar o prazo máximo de 60 minutos, assegurando, assim, que todos possam ser atendidos.

Serviço:
Casas do Cidadão:

Vila Helena - Av. Ipanema, 3.349

Telefone: (15) 3313.1112/3223.3777

Parque das Laranjeiras - Av. Itavuvu, 3.415 Telefone: (15) 3226.8192/ 3226.8157
Éden - Rua Bonifácio de Oliveira Cassu, 180, Éden
Telefone: (15) 3335.3480

Jardim Ipiranga - Rua Estado de Israel, 424

Telefone: (15) 3229.2950

Brigadeiro Tobias - Av. Bandeirantes, 4.155

Telefone: (15) 3236.4371/3236.4295

Vila Hortência - Av. Nogueira Padilha, 1.460

Telefone: (15) 3233.9975

-- Comunicação - Prefeitura de Sorocaba

Taxistas de Sorocaba usam tecnologia para não perder mercado

Frotistas investem em tecnologia que traz mais segurança e conforto ao usuário

A chegada do Uber em Sorocaba está promovendo mudanças no serviço de táxi na cidade. Todos querem melhorar a qualidade dos serviços para não perder espaço no mercado.  A cooperativa Sorotaxi firmou parceria com a empresa desenvolvedora de soluções tecnológicas, Going2 Mobile, para instalar em seus veículos a tecnologia utilizada pelo Carrorama Fleet, que traz diversas vantagens ao passageiro e à empresa que controla a frota.

“Os investimentos em novas tecnologias são essenciais para não perder o espaço e a confiança conquistados na cidade. É uma forma de garantir sempre segurança e um bom atendimento aos passageiros”, avalia Cesar Leal, Vice-Presidente da Cooperativa de Taxi Sorotaxi.

Com a tecnologia OBD (On-Board Diagnostic) conectada em toda a frota, o passageiro tem a garantia de que o motorista não vai percorrer o trajeto mais longo, ultrapassar os limites de velocidade, dirigir de maneira perigosa ou se atrasar no momento da solicitação do carro.

Isto é possível graças à capacidade do Carrorama Fleet de oferecer ao gestor o controle da frota. O sistema oferece relatórios em tempo real que apontam o comportamento do motorista quanto à velocidade do veículo, frenagens bruscas, elevação de RPM, além de permitir o controle da quilometragem e localização do veículo, entre outras informações importantes para segurança do usuário e do condutor.

Estes dados são obtidos por meio de um portal na web. Na Sorotaxi todos os cooperados e gestores receberam um login e senha que pode ser acessado a qualquer momento, que traz, em tempo real, todas as informações do veículo. Além disso, o proprietário pode programar para receber todas as manhãs um relatório sobre o comportamento frota.

Outra vantagem dessa tecnologia OBD é o envio, por meio de mensagens via celular ou pop up no computador, de informações sobre possíveis erros ou problemas mecânicos do veículo.

São mais de 2 mil erros diagnosticados que variam de acordo com o modelo, ano e a montadora do veículo. “Com esta informação, o condutor poderá entrar em contato com o mecânico para saber se pode continuar dirigindo com segurança até a oficina mais próxima ou se precisa parar o veículo e chamar um guincho, por exemplo, evitando danos maiores”, explica André Machado, CEO da Going2 Mobile, desenvolvedora do Carrorama Fleet.

A leitura das informações é feita por meio de um OBD que é instalado no painel do carro e faz a leitura das informações fornecidas pelo veículo. Após a leitura, o sistema recebe esses dados e envia ao gestor da frota, para que as ações sejam tomadas e revertidas em melhores serviços aos passageiros sorocabanos.

A Sorotaxi utiliza essa tecnologia há mais de três meses e durante esse período as melhorias foram notáveis. Redução de custos, melhora no perfil de condução, segurança ao passageiro, veículos com as manutenções em dia, foram alguns dos benefícios percebidos pelos usuários.

-- OS2 Comunicação

Está chegando o 6° Camarão Solidário da APAE Sorocaba

Reservas de convites já podem ser realizadas na sede da instituição; evento acontece em 5/11, a partir das 20h, no salão de festas do Lar Escola Monteiro Lobato.

Para quem é fã das apetitosas receitas à base de camarão e também não abre mão de fazer o bem ao próximo, a APAE Sorocaba faz o convite ideal: vem aí o 6º Camarão Solidário, grande jantar beneficente promovido, anualmente, pela instituição. A data confirmada é dia 5/11, a partir das 20h, no salão de festas do Lar Escola Monteiro Lobato.

O cardápio da noite, reunindo uma seleção de receitas especialíssimas preparadas pela empesa Open Alimentação Empresarial, terá também as mais pedidas: Camarão com manga e pistache, Camarão à paulista e lagarto ao molho, como opção alternativa ao fruto do mar. Em breve, o menu completo da festa, que inclui, ainda, entradas, saladas, outras especialidades e variadas sobremesas, será divulgado.

A banda será a aguardada Café Brasil e, na ocasião, será homenageado o Sr. José Vicente de Souza, proprietário da Padaria Real, como o novo padrinho da APAE Sorocaba, além das empresas que contribuíram com a entidade ao longo de 2016: Água Brasil, Alta Linha Móveis, Agro Rodrigues, AB Brasil, Band FM, BR Outdoor, Café Santa Fé, Casa dos Eletros, Construtora Siqueira Campos, Creative Química, Cidade Despachante, Chiquinho Sorvetes (Shopping Iguatemi Esplanada), Dordetti Material de Construção, Emphasis Indústria, Engecall, Espaço Graf, Etirama Schroter Group, FEP, Ferraz Pisos, Gefort Administração e Participação, GP Som e Luz, Grupo Abrão Reze Concessionária, Grupo Única, Hai Eventos, J Cruz Seguros, J&R Panfletagem Promocional, Jornal Cruzeiro do Sul, KCMS Intelligent Solutions, MMartan, Mult Med Equipamentos Hospitalares, Open Alimentação Empresarial, Padaria Real, Pre Med Emergências Médicas Sorocaba, Programa Fernando Carriel, Pet Gato, Polishop (Shopping Iguatemi Esplanada), QNotícia Comunicação, O Rei do Andaime, Seritec, Soriá Eventos, Sorosilk Uniformes, Tauste, Tertecman, Uniprime Cooperativa de Crédito, Young Man Moda Masculina, Morato Joias e Universo Suíte de Serviços. Após, todas estas receberão o certificado de Empresa Amiga da APAE Sorocaba.

O “Camarão Solidário” é o maior e mais importante evento organizado pela APAE Sorocaba, com o objetivo de angariar recursos para o custeio das atividades desenvolvidas pela entidade junto a 350 pessoas com deficiência intelectual e múltipla, entre crianças e adultos. “Apesar de o momento atual da economia estar bastante difícil, o Camarão Solidário é um evento consagrado, que a sociedade sorocabana espera e acolhe, todos os anos. Nossa expectativa é que tenhamos tanto sucesso quanto nos anos anteriores e consigamos manter os atendimentos em 2017”, destaca o presidente da instituição, Gerson Machulis Júnior.

O 6°Camarão Solidário da APAE Sorocaba conta com o apoio dos patrocinadores: Tauste, Open Alimentação Empresarial, IDS, Uniprime, Ferrazpisos, Peixaria Mar Azul, BR Outdoor, Abrão Reze, FEP, Etirama, JCruz Seguros, UP loteamento fechado, Tertecman, Seritec, Alta Linha, Pre Med, Maison Bertin, Firma, Café Santa Fé, Padaria Real, Grupo Única, QNotícia Comunicação, GP Som e Luz, Cruzeiro do Sul, Cruzeiro FM, Band FM, Fernando Carriel, Brigadeiro do Mister, Amisterdã sorvetes artesanais, Hortifruti Melhor da Terra e TV COM.

Os convites, no valor de R$ 175, já estão à venda na sede da entidade, que fica na Rua Ubirajara, 528, Vila Gabriel. Mais informações podem ser obtidas pelo site: http://apaesorocaba.org.br/, pelo Facebook (APAE Sorocaba) ou pelo telefone: (15) 3219-2499.

Sobre a APAE Sorocaba

Há 49 anos, a APAE Sorocaba atende pessoas com deficiência intelectual e múltipla, de 0 a 55 anos de idade, orientando as famílias e articulando-se com a sociedade na defesa e garantia dos direitos deste público.

Os atendidos participam de atividades específicas e pertinentes a cada área, de forma integrada e que garanta apoio permanente. Todo o acompanhamento dos atendidos é realizado por uma gama de profissionais especializados nas áreas da Assistência Social, Saúde e Educação.
Conheça, você também, e APAExone-se pela causa!

-- Q Notícia Comunicação

sábado, 15 de outubro de 2016

Prefeito extingue cargos públicos para cumprir sentença judicial

Após acórdão do Tribunal de Justiça de São Paulo, no último dia 28 de setembro, determinando a extinção de cargos de livre provimento na Prefeitura de Sorocaba, o prefeito Antonio Carlos Pannunzio, pessoalmente, exonerou nesta quinta-feira (13) 134 funcionários de diversas pastas municipais.
Bastante consternado com a situação, Pannunzio chamou seus colaboradores ao sexto andar do Palácio dos Tropeiros e, em grupo, reforçou a explicação do caso, reiterando que não há pessoalidade na sentença da ação movida pelo Ministério Público (MP) paulista; apenas o entendimento técnico acerca das atribuições dos cargos.
Foram extintos cinco cargos: assistente de comunicação I e II; assistente de governo; assessor de secretário, assistente de gabinete I e II e secretária-executiva. Esse grupo compunha um provimento de 158 vagas, mas somente 134 estavam ocupadas. Permanecem como sendo de livre nomeação do Chefe do Executivo apenas os cargos de Diretor de Área; 40 no total. Além desses, são mantidos os secretários municipais.
Em sua fala de despedida, Antonio Carlos Pannunzio agradeceu o empenho de cada trabalhador, disse que gostaria de deixar a Prefeitura no dia 1º de janeiro juntamente de todos que estiveram ao seu lado, e pediu para que o respeito e a parceria construídos não se desfaçam. Em vários momentos, ao longo dos encontros do dia, Pannunzio se emocionou ao ouvir funcionários que durante muitos anos estiveram atuando no serviço municipal e lamentou que, diante desse quadro, alguns serviços ficarão quase que totalmente imobilizados.
É o caso do Serviço de Comunicação (Secom), ligado ao Gabinete do Poder Executivo (GPE) que, a partir desta sexta-feira, conta apenas com 3 profissionais em nível de diretoria.
De qualquer forma, Pannunzio disse ter a certeza de que aqueles que ficaram continuarão a fazer jus à confiança e competência com as quais exerceram, até este momento, suas funções.
-- Comunicação - Prefeitura de Sorocaba

Leite e feijão continuam a pressionar os preços nos supermercados

Itens básicos da cesta mantêm inflação, que chega a 14,96% em 12 meses

Mais uma vez o leite e o feijão, itens comuns na mesa do brasileiro, pressionam a inflação nos supermercados que, de acordo com o Índice de Preços dos Supermercados (IPS), calculado pela APAS/FIPE, que apresentou em agosto alta de 0,73%. No acumulado de janeiro a agosto houve alta de 9,36%.

Em 12 meses a alta nos preços dos supermercados atingiu 14,96%. A título de comparação com 2015, a inflação em 12 meses em agosto de 2015 foi de 9,20%.

Os preços se mantiveram altos no período devido aos produtos industrializados e da constante alta do feijão e do leite. Os motivos estão relacionados com a pressão sobre os custos de produção e problemas climáticos, que afetam a disponibilidade e a oferta de produtos.

Os industrializados apresentaram alta de 1,75%. A variação se deve, principalmente, à alta nos preços dos derivados do leite (4,99%). Eles sofrem reajustes de preços devido ao próprio preço do leite, que tem menor oferta e disponibilidade no mercado interno. Em 12 meses os produtos industrializados subiram 15,41% e no acumulado 10,21%.

A alta em semielaborados (carnes, leite e cereais) foi de 0,23%, com destaque para o leite (2,03%). Esta alta está relacionada a alguns fatores conjuntos:

Questões climáticas - Com menos chuvas, as pastagens ficam mais secas. Com o frio mais intenso, o pasto também é prejudicado, o que acarreta em quantidade menor de alimentação para os animais e impacta a produção do leite.

Pastagens de menor qualidade – O produtor de leite necessita complementar a alimentação dos animais com ração, que é composta basicamente de soja e milho (dois itens cujos preços subiram).

Encarecimento da produção - Alguns produtores optaram pelo abate de vacas para garantir ganhos e, assim, manter a rentabilidade de sua produção, o que causou uma redução da oferta do produto e, consequentemente, alta nos preços do leite.  No acumulado de janeiro a agosto, o preço do leite foi de 58,94% e, em 12 meses, de 49,36%. Em 12 meses a elevação nos preços dos produtos semielaborados foi de 19,40%, e, no acumulado, subiu 13,09%.

Os preços dos In Natura caíram 1,97%. O destaque são os tubérculos (-14,21%) diante da retração nos preços da cebola (-23,89%) e da batata (-15,79%). Esta redução dos preços tem relação direta com maior disponibilidade do produto, diante da colheita de safra que elevou a oferta no mercado interno.

Os legumes tiveram retração nos preços de 5,60% impulsionados pela queda do preço da cenoura (-7,00%) e do pimentão (-17,60%). Em 12 meses, a alta dos preços nos In Natura foi de 11,62%. No acumulado, a alta foi de 5,21%. As altas expressivas verificadas ao longo do primeiro semestre já apontam desaceleração e, em alguns casos, redução dos preços devido à maior disponibilidade dos tubérculos, legumes e verduras.

As bebidas alcoólicas apresentaram queda, com variação de -0,18%, reflexo da retração no preço da cerveja (-0,32%). Em 12 meses a alta foi de 11,01% e, no acumulado, 5,19%. As bebidas não alcoólicas registram alta de 1,02%, devido ao refrigerante (0,84%) e água mineral (2,05%). Em 12 meses a alta foi de 9,65% e no acumulado do ano 5,93%.

Os produtos de limpeza subiram 0,24%, impactados pela queda nos preços do sabão em barra, com variação de 1,56%. Em 12 meses a alta nos produtos de limpeza foi de 13,02% e, no acumulado do ano, 8,28%. Os artigos de higiene e beleza apontaram alta de 0,84% impactados pela queda nos preços do sabonete (0,87%). Em 12 meses, a elevação foi de 12,08% e, no acumulado, 5,28%.

Em agosto, as variações negativas estiveram presentes em 34,23% dos itens, de acordo com o índice de difusão(proporção das variações de preços negativas), ficando abaixo da média para os últimos 24 meses, que é de 35,71%, o que reforça a disseminação da inflação sobre os diversos itens que compõe o Índice de Preços dos Supermercados (IPS).

Na avaliação desde a criação do Plano Real, em 1994, o IPS/APAS apresenta variação acumulada de 224,85%, o IPCA/IBGE tem alta de 452,52%, o IPC-FIPE tem aumento de 342,94%, e o IPA/FGV tem variação de 633,18%. Assim, a evolução dos preços ao longo dos anos aponta alta moderada no setor supermercadista principalmente por sua característica de concorrência, em que os ganhos de eficiência e produtividade aliados às constantes negociações junto à indústria possibilitam preços mais competitivos para serem ofertados aos consumidores.

-- OS2 Comunicação

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Geração Y dá mais importância à conexão com internet do que a serviços básicos

CommScope divulga pesquisa que indica padrões de consumo e novos desafios para setores de telecomunicação e TI

Integrantes da chamada Geração Y, com idade entre 15 e 35 anos, preferem ficar sem encanamento, aquecimento e ar condicionado, transporte pessoal e TV a cabo do que sem conexão com internet e eletricidade para carregamento dos dispositivos conectados. É o que indica o relatório da pesquisa “Sua rede: agora atendendo à Geração Y”, realizada pela CommScope, multinacional do setor de telecomunicações presente em 130 países, que emprega aproximadamente 25 mil pessoas, em parceria com a Censuswide.

O estudo foi administrado em quatro grandes áreas metropolitanas – São Francisco, São Paulo, Londres e Hong Kong – verificando a opinião de integrantes da Geração Y e da Baby Boomers (idade entre 51 e 70 anos), com o objetivo de identificar características do comportamento das pessoas em relação à conectividade. Apesar de a preferência por tecnologia estar no topo das preocupações de ambas as gerações, no caso da Geração Y, serviços básicos não aparecem entre as três principais. Ao serem questionados sobre o que não poderiam ficar sem, os mais jovens elegem eletricidade, internet e Wifi, respectivamente. Na hierarquia de necessidades dos Baby Boomers, o encanamento é o terceiro colocado.

O relatório final evidenciou que em vez de tratar a internet como uma “ferramenta”, “base de conhecimento” ou “um meio para determinado fim” — visões mais provavelmente feitas pela Geração X ou Baby Boomers — a Geração Y vê a internet como uma parte indistinguível da sua identidade individual e do tecido social de suas vidas. Muito parecida com o ar ou a água, ela se tornou essencial para quem eles são, principalmente para aqueles com até 20 anos.

Composta por aproximadamente 2,5 bilhões de pessoas – 86% delas em mercados emergentes como Brasil, China e Índia –, estima-se que a Geração Y compreenderá 75% da força de trabalho mundial, com mais de US$ 8 trilhões em renda disponível em 2025. Uma geração muito mais exigente em termos de qualidade e rapidez de conexão do que suas antecessoras, que impõe diversos desafios aos setores de telecomunicação e TI.

“São pessoas que veem a conectividade como uma commodity. Centralizadas na qualidade do serviço em detrimento da fidelidade à marca ou da relação empresa/cliente, elas podem migrar para qualquer provedor que lhes ofereça a combinação mais forte de serviços, flexibilidade, velocidade e confiabilidade. Isso poderia resultar em uma diminuição da lealdade do comprador, tornando mais difícil para os provedores de desempenho ineficiente se manterem competitivos, acarretando em mais fusões e incentivando uma maior cooperação e parcerias”, avalia Sylvio Peres, vice-presidente de vendas para Caribe e América Latina da CommScope.

O estabelecimento desta geração como principal usuário das redes, aliada a evoluções tecnológicas como a internet das coisas, que permitirá a conexão de todo tipo de dispositivo por meio da internet, vai exigir o aumento de tamanho e eficiência tanto da estrutura física das redes quanto da qualidade e confiabilidade de conexão.
“A rede cabeada no Brasil, assim como na América Latina de uma maneira geral, cobre cerca de 20% do território. As características geográficas, muito variadas de região para região, dificultam a chegada a locais mais distantes, como as zonas rurais. Para que a expansão seja economicamente viável para operadoras de telefonia e provedores de internet, talvez a melhor solução seja a implantação de células pequenas e antenas que transmitam o sinal sem fio, garantindo baixa latência e alta velocidade de conexão. O principal objetivo da CommScope ao desenvolver esta pesquisa é tentar auxiliar estes atores a ajustarem seus serviços para atender esta demanda, a criarem uma estrutura de rede à prova de expansões futuras”, afirma Peres.
Uma segunda etapa da pesquisa foi realizada nas regiões metropolitanas de Bogotá e da Cidade do México. Dados preliminares sugerem que, em comparação com as duas cidades da América Latina, a Geração Y paulista se mostra mais apegada aos smartphones: 78% das pessoas que participaram da pesquisa em São Paulo afirmaram que não podem passar um dia sequer longe dos dispositivos, contra 69% na Cidade do México e 68% na capital boliviana. O número supera também a média das outras três regiões pesquisadas.

Alguns indicadores da pesquisa
- Três a cada quatro pessoas da Geração Y (74%) concordaram que não poderiam sobreviver um dia inteiro sem o seu smartphone, em comparação com apenas metade (51%) da geração Baby Boomers.

- Quase 3 em cada 4 pessoas da Geração Y (73%) concordam que preferem desistir da TV a cabo ou via satélite do que de seu smartphone, em comparação com apenas 2 entre 5 pessoas (42%) da geração Baby Boomers.

- Metade da Geração Y (50%) concorda que eles devem ter o último modelo de smartphone, comparado com pouco mais de um quarto (27%) da geração Baby Boomers.

- Dois terços (67%) da Geração Y concordaram ou concordaram totalmente que a mídia social é a sua principal forma de comunicação social, em comparação com apenas um terço (35%) da geração Baby Boomers.

O relatório completo da pesquisa está disponível em pt.commscope.com/millennials.

-- OS2 Comunicação