segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Zoo completa 48 anos com programação especial

O Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” completa 48 anos de fundação no dia 20 de outubro. Para celebrar esta data, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), elaborou uma programação especial que contará com atividades voltadas a pessoas de todas as idades.

Foto: Zaqueu Proença
De acordo com a Sema, a programação foi feita para que toda a comunidade participe, conheça e aprenda um pouco mais sobre o zoológico, seus animais e principalmente as ações individuais e coletivas que contribuem para a conservação do meio ambiente.

Além de ser aniversário de um dos principais cartões-postais de Sorocaba, em outubro também se comemora o Dia Nacional do Lobo-guará (12 de outubro), espécie que habita o Cerrado e ocorre na região de Sorocaba. Vale lembrar que, durante o ano de 2016, o zoo está comemorando o “Ano do Papagaio”, com o intuito de ajudar na conservação dos papagaios brasileiros.

Entre os destaques da programação estão atividades especiais que vão ocorrer nesta quarta-feira (12) em comemoração ao Dia Nacional do Lobo-Guará. Quem for ao local a partir deste dia também poderá ajudar na campanha de escolha dos nomes dos filhotes de anta (Tapirus terrestris) e de macaco sauá (Callicebus personatus), que nasceram recentemente no parque. Para o filhote macho de anta, as opções são Marmelo, Gravatá ou Marolo e, para o filhote de sauá, cujo sexo ainda não foi identificado, as opções são Jambo, Ingá ou Bambu.

Já no dia 20 será realizado o tradicional “parabéns” ao zoo e aos seus habitantes. O dia de comemoração começa com a entrega de bolos às araras-canindé, às 10h, e aos jabutis, às 11h. Já a tarde, às 14h, terá apresentação das crianças da Camerata do Projeto Guri (Sorocaba), regidas pelos educadores Alessandra Martins, Rodrigo Moraes e Angelo Leite. Em seguida, às 15h, todos poderão acompanhar a entrega de um bolo para as onças-pintadas e, às 15h30, será feito o “parabéns” ao zoo no auditório aberto.

Outra atração da programação será o Workshop Manejo e Conservação de Psitacídeos, nos dias 7 e 8 de novembro no zoo, com palestras e minicursos. O encontro contará com a presença de renomados profissionais que atuam nas áreas de manejo, conservação e educação ambiental relacionadas a espécies de psitacídeos brasileiros, com o objetivo de discutir os principais desafios, proporcionando troca de experiências e um rico aprendizado.

Dia Nacional do Lobo-Guará
As crianças que forem ao zoo nesta quarta-feira, das 9h30 às 12h e das 13h30 às 16h, poderão participar gratuitamente da pintura artística da pegada do lobo-guará e de uma oficina de colorir desenhos do lobo-guará no quiosque próximo ao Museu de Zoologia. O intuito é fazer com que o público conheça um pouco mais sobre a espécie.

Também nesse dia, os visitantes terão a oportunidade de se aproximar de um lobo-guará taxidermizado (empalhado), além de acompanhar a alimentação dos animais e até a entrega de um bolo feito especialmente para eles com alimentos que fazem parte da sua dieta. O bolo será preparado às 16h, próximo ao recinto do animal, e algumas crianças poderão até ajudar no preparo.

Outra ação da Secretaria do Meio Ambiente será uma exposição sobre o lixo no zoo e a conservação da biodiversidade, que pode ser vista, das 9h às 17h, nas vitrines do Museu de Zoologia durante todo o mês de outubro. A ideia é sensibilizar o público sobre o problema do lixo jogado inadequadamente no zoológico e como isto prejudica os animais.

Quem for ao local também poderá ajudar na campanha de escolha dos nomes dos filhotes de anta (Tapirus terrestris) e de macaco sauá (Callicebus personatus), que nasceram recentemente no parque. Para o filhote macho de anta, as opções são Marmelo, Gravatá ou Marolo e, para o filhote de sauá, cujo o sexo ainda não foi identificado, as opções são Jambo, Ingá ou Bambu.

A história do zoo
A história do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” começou em 1916, na atual Praça Frei Baraúna, no Centro, que até 1930 abrigou o “Jardim dos Bichos”. O local alojava, em condições precárias, algumas espécies nativas da região, como jacarés, bichos-preguiça, veados, macacos, serpentes e aves.

Em 1965, a Prefeitura transferiu os animais para as margens do rio Sorocaba, em recintos montados entre a ponte da rua XV de Novembro e a atual Praça Lions. O espaço durou até o ano seguinte, quando a família Prestes de Barros doou uma chácara ao município, na Vila Hortência. Em 20 de outubro de 1968, naquele local, a Prefeitura inaugurou o zoológico e o Museu Histórico Sorocabano.

Reconhecido como um dos cartões-postais de Sorocaba e opção de lazer para visitantes de mais de 80 municípios do Estado de São Paulo, o “Quinzinho de Barros” é administrado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente. Em média, o zoo recebe 360 mil visitantes por ano e é o maior atrativo turístico, educativo e de lazer de Sorocaba e região.

Classificado pelo Ibama na “categoria A” entre os zoológicos brasileiros, o parque é referência para a América Latina nas áreas de lazer, pesquisa, educação ambiental e preservação de espécies.

Sua área é de 136 mil metros quadrados, com lago e vegetação da Mata Atlântica, além de 260 recintos, com cerca de 1.300 animais de 314 espécies diferentes. Dessas, algumas são ameaçadas de extinção, como o lobo-guará, onça-pintada, tamanduá-bandeira, entre outros. Entre os animais que habitam o zoo de Sorocaba está o único casal de elefantes indianos e a maior colônia de répteis da América do Sul. O espaço ecológico ainda possui Museu de Zoologia, biblioteca, anfiteatro, quiosques, lanchonete e visitas monitoradas.

O Parque Zoológico Municipal fica na Rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, e funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. Mais informações pelo telefone (15) 3227.5454.

-- Comunicação - Prefeitura de Sorocaba

Nenhum comentário:

Postar um comentário