quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Taxistas de Sorocaba usam tecnologia para não perder mercado

Frotistas investem em tecnologia que traz mais segurança e conforto ao usuário

A chegada do Uber em Sorocaba está promovendo mudanças no serviço de táxi na cidade. Todos querem melhorar a qualidade dos serviços para não perder espaço no mercado.  A cooperativa Sorotaxi firmou parceria com a empresa desenvolvedora de soluções tecnológicas, Going2 Mobile, para instalar em seus veículos a tecnologia utilizada pelo Carrorama Fleet, que traz diversas vantagens ao passageiro e à empresa que controla a frota.

“Os investimentos em novas tecnologias são essenciais para não perder o espaço e a confiança conquistados na cidade. É uma forma de garantir sempre segurança e um bom atendimento aos passageiros”, avalia Cesar Leal, Vice-Presidente da Cooperativa de Taxi Sorotaxi.

Com a tecnologia OBD (On-Board Diagnostic) conectada em toda a frota, o passageiro tem a garantia de que o motorista não vai percorrer o trajeto mais longo, ultrapassar os limites de velocidade, dirigir de maneira perigosa ou se atrasar no momento da solicitação do carro.

Isto é possível graças à capacidade do Carrorama Fleet de oferecer ao gestor o controle da frota. O sistema oferece relatórios em tempo real que apontam o comportamento do motorista quanto à velocidade do veículo, frenagens bruscas, elevação de RPM, além de permitir o controle da quilometragem e localização do veículo, entre outras informações importantes para segurança do usuário e do condutor.

Estes dados são obtidos por meio de um portal na web. Na Sorotaxi todos os cooperados e gestores receberam um login e senha que pode ser acessado a qualquer momento, que traz, em tempo real, todas as informações do veículo. Além disso, o proprietário pode programar para receber todas as manhãs um relatório sobre o comportamento frota.

Outra vantagem dessa tecnologia OBD é o envio, por meio de mensagens via celular ou pop up no computador, de informações sobre possíveis erros ou problemas mecânicos do veículo.

São mais de 2 mil erros diagnosticados que variam de acordo com o modelo, ano e a montadora do veículo. “Com esta informação, o condutor poderá entrar em contato com o mecânico para saber se pode continuar dirigindo com segurança até a oficina mais próxima ou se precisa parar o veículo e chamar um guincho, por exemplo, evitando danos maiores”, explica André Machado, CEO da Going2 Mobile, desenvolvedora do Carrorama Fleet.

A leitura das informações é feita por meio de um OBD que é instalado no painel do carro e faz a leitura das informações fornecidas pelo veículo. Após a leitura, o sistema recebe esses dados e envia ao gestor da frota, para que as ações sejam tomadas e revertidas em melhores serviços aos passageiros sorocabanos.

A Sorotaxi utiliza essa tecnologia há mais de três meses e durante esse período as melhorias foram notáveis. Redução de custos, melhora no perfil de condução, segurança ao passageiro, veículos com as manutenções em dia, foram alguns dos benefícios percebidos pelos usuários.

-- OS2 Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário