Campanha prossegue até sexta-feira (30) em todas as Unidades Básicas de Saúde
A Secretaria da Saúde (SES), por meio da Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE), divulgou nesta segunda-feira (26) a 3ª Prévia da Campanha Nacional de Multivacinação. De acordo com os dados, no período de 19 a 24 de setembro, 20.585 pessoas compareceram às unidades para atualização da carteira, destas 7.628 receberam algum tipo de vacina.
O público-alvo da campanha deste ano é formado por menores de 5 anos de idade, bem como quem tem de 9 a 15 anos incompletos, que não estão com as vacinas em dia. A ação realizada pelo Ministério da Saúde, com a participação da SES, tem a proposta de atualizar as cadernetas de vacinação.
Ainda de acordo com a DVE, quanto ao primeiro grupo que inclui os menores de cinco anos, foram aplicadas 5.674 doses de vacinas em Sorocaba e em relação ao segundo, 1.954 crianças e adolescentes de 9 a 15 anos de idade receberam alguma dose durante a campanha local.
“Dia D”
A DVE deve publicar nos próximos dias, o número de pessoas que compareceram às unidades exclusivamente no dia 24, quando ocorreu o “Dia D”. Na ocasião, a movimentação nas unidades foi intensa e o destaque ficou por conta do Zé Gotinha, que despertou a atenção principalmente da criançada.
Quem aproveitou o sábado para realizar o compromisso de vacinar a neta foi a dona de casa Clarinda Carvalho Costa Santos, 54 anos. “Estou sempre atenta às campanhas de vacinação e compareço para trazer minha neta Maria Clara”, completa.
Valéria Ferreira Felix, 33 anos, não pensou duas vezes e aproveitou a folga do sábado para levar a filha de 12 anos, que tomou a vacina contra HPV e DT (Difteria e Tétano). Ela que compareceu a UBS da Vila Sabiá disse ter ficado mais tranquila ao saber que com as duas doses a carteira da filha agora está em dia. “Agora sei que ela está protegida contra essas doenças”, conclui.
As vacinas
Com base no Calendário de Nacional de Vacinação, durante a campanha estão disponíveis as doses contra BCG (tuberculose), Poliomielite, Pentavalente (Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B e Haemophilus Influenzae tipo b), Rotavírus, Pneumocócica 10, Meningocócica C, Febre Amarela, Hepatite A, Varicela, SCR (Sarampo, Caxumba e Rubéola), HPV (meninas), DT (Difteria e Tétano) para o público de 9 a menores de 15 anos (Difteria e Tétano).
-- Comunicação - Prefeitura de Sorocaba
Nenhum comentário:
Postar um comentário