sábado, 30 de julho de 2016

Inscrições abertas para rainha e princesas da 10ª edição do Rodeio Itu

Interessadas têm até o dia 14 de agosto para se cadastrarem pelo site oficial do evento

As jovens de Itu e região já podem se inscrever para concorrer aos títulos de rainha e princesas da 10ª edição do Rodeio Itu. As inscrições seguem até o dia 14 de agosto. O evento, que será realizado na Arena Brasil Kirin, terá seis shows em cinco dias de festa. As atrações são Wesley Safadão, Jorge & Mateus, Pedro Paulo & Alex, Fernando & Sorocaba, Munhoz & Mariano e Matheus & Kauan.

Podem se inscrever mulheres com idade entre 18 e 30 anos, que residam em Itu ou região. Os cadastros devem ser feitos pelo site oficial do evento: www.rodeioitu.com.br. As interessadas deverão incluir suas medidas, informações pessoais e fotos de rosto e corpo. Sem as fotos, o cadastro não poderá ser concluído. É importante a candidata enviar apenas uma vez seus dados, caso contrário, sua participação será anulada automaticamente. Caso ocorra algum problema no momento do envio de dados, a interessada deverá encaminhar suas informações e fotos ao e-mail rainha@rodeioitu.com.br.

Haverá uma pré-seleção a partir das inscrições. Em seguida, 20 candidatas serão escolhidas para a final após entrevista e disputarão os títulos de Rainha do Rodeio Itu, 1ª Princesa Rodeio Itu e 2ª Princesa Rodeio Itu.

A rainha e as princesas têm a função de receber o público e convidados desfilando simpatia, beleza e entusiasmo. Além de esbanjar charme, sua principal tarefa é apresentar o Rodeio Itu aos visitantes, são as embaixadoras da festa.

A 10ª edição
A comemoração de 10 anos do Rodeio Itu será em grande estilo. O evento contará com uma grade especial de shows, composta por cinco dias de festa, com seis apresentações dos principais nomes do cenário musical.

Neste ano, a novidade é que o Rodeio Itu fará parte do circuito da Ekip Rozeta, que participa dos principais rodeios do Brasil e realiza um ranking anual de melhores montadores. No evento, 25 montadores participarão de uma etapa da competição, valendo pontos para o Ranking Nacional da Ekip Rozeta, cuja final será disputada no mês de novembro, em Taquarituba, São Paulo. Nesta etapa, os participantes concorrem a R$ 15 mil em prêmios

Agenda:
Dia 6/9 (terça-feira) – Pedro Paulo & Alex
Dia 7/9 (quarta-feira) – Matheus & Kauan
Dia 8/9 (quinta-feira) – Wesley Safadão
Dia 9/9 (sexta-feira) – Fernando & Sorocaba e Munhoz & Mariano
Dia 10/9 (sábado) – Jorge & Mateus

Informações:
Compre online: www.ticket360.com.br
twitter.com: @rodeioitu
instagram: rodeioitu http://instagram.com/rodeioitu

-- OS2 Comunicação

quarta-feira, 27 de julho de 2016

Uniten abre inscrições para mais dois cursos de capacitação

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Universidade do Trabalhador Empreendedor e Negócios (Uniten), inicia nesta quarta-feira (27) as inscrições para os cursos de Assistente de Cabeleireiro e de Aperfeiçoamento de Cabeleireiros-Colorimetria. Estão sendo oferecidas 30 vagas para o primeiro e outras 60, para o segundo.

O interessado deve ter no mínimo 16 anos de idade e Ensino Fundamental completo, sendo que para o segundo curso exige-se ainda que o candidato tenha certificação em cabeleireiro e apresente a Carteira de Trabalho. Para os dois cursos a divulgação do resultado e a efetivação da matrícula ocorrem no dia 29 de julho, das 8h às 21h.

As inscrições podem ser realizadas das 9h às 12h, exclusivamente na Uniten da Av. General Osório. No momento da inscrição é necessária apresentação de originais dos documentos RG e CPF. Se o número de inscritos for superior ao de vagas oferecidas, os critérios para classificação será estar desempregado, bem como a ordem de chegada.

Aperfeiçoamento
Os interessados em participar do curso de Aperfeiçoamento de Cabeleireiros-Colorimetria devem ficar atentos à exigência da certificação de curso de cabeleireiro, que deverá ser apresentada no momento da matrícula. Serão duas turmas de 30 alunos cada, com aulas que começam, respectivamente, nos dias 1º e 8 de agosto.

Além do volume correspondente ao número de vagas, serão aceitas para esta modalidade outras 60 inscrições, para integrarem o cadastro de reserva, caso haja desistências. Os alunos aprenderão sobre Empreendedorismo, Administração do Salão de Beleza, Comportamento Pessoal, Bases da Tricologia, Bases da Colorimetria e Oficina.

A Uniten fica na Av. General Osório, 1.840 – Vila Barão. Mais informações pelo telefone 3316-1661.

-- Comunicação - Prefeitura de Sorocaba

terça-feira, 26 de julho de 2016

Votorantim teve déficit de 338 empregos entre janeiro e maio

Foto: Divulgação
Votorantim ficou na penúltima posição em geração de emprego, de janeiro a maio deste ano, em comparação com os 23 municípios da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), segundo dados informados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Só Sorocaba atingiu patamar pior que Votorantim.

No município, 338 trabalhadores perderam o emprego a mais do que aqueles que conseguiram ser inseridos. O comércio foi o que mais demitiu, com 204 desligamentos. Já os serviços também tiveram queda, com saldo negativo de 72 de demissões. A indústria, por sua vez, teve saldo de 105 demissões. Os setores de construção civil e administração pública, no entanto, tiveram saldo positivo: 32 e 21, respectivamente.

Sorocaba, por sua vez, registrou o pior cenário para o emprego. De janeiro a maio, foram demitidos 1.917 trabalhadores a mais do que o número de contratados. Apenas a indústria desligou 2.357 e o comércio 1.176. As admissões nos setores da construção civil e de serviços fizeram parte desse resultado negativo.

Dos municípios da RMS, Itapetininga e Capela do Alto foram os primeiros lugares entre as cidades com melhor salto de empregos. Em Itapetininga, a indústria foi o setor em destaque, com 142 novas vagas, além da agricultura, com 793. Em Capela do Alto, por sua vez, o mês de maio foi o que levou ao saldo positivo. No mês, foram gerados 1.097 postos de trabalho apenas no setor agropecuário.

Vale lembrar que o MTE não divulga os dados de cidades com população menor do que 10 mil habitantes. Portanto, Alambari, Jumirim, Sarapuí e Tapiraí, que também fazem parte da RMS, não são incluídos na pesquisa.

-- Valdinei Queiroz - Jornal Gazeta de Votorantim

Deficientes visuais de Votorantim não possuem amparo

Foto: Divulgação
Dezessete deficientes visuais, residentes em Votorantim, não podem mais utilizar as dependências e os serviços da Associação Sorocabana de Atividades para Deficientes Visuais (ASAC), localizada em Sorocaba. Quem relata o impedimento é o aposentado Ilso Pinto de Camargo, 46 anos, que frequentava o espaço até o início do ano.

Ele explica que o repasse financeiro por parte da Prefeitura de Sorocaba diminuiu e isso impossibilitou da associação a continuar recebendo deficientes visuais fora de Sorocaba. “A própria associação nos chamou para falar sobre as dificuldades financeiras e pediram que a gente fizesse uma manifestação pelas ruas da cidade. E nós fizemos a pedido dos membros da ASAC e agora somos proibidos de entrar no local.”

Camargo conta que até pouco tempo atrás entrou nas dependências da ASAC para usar o banheiro, e um dos funcionários não o autorizou. “Senti-me, na ocasião, humilhado e constrangido. Alguns colegas e familiares até me disseram para eu processar a ASAC, mas eu não quero fazer isso. Quero apenas a voltar utilizar o espaço, pois lá aprendia informática, braile e convivia com outras pessoas que têm a mesma deficiência.” O que tramita no Fórum de Votorantim, como explica Camargo, é que esses 17 deficientes visuais, moradores do município, voltem a usufruir o espaço normalmente, sem nenhuma restrição.

O aposentado começou a frequentar a instituição no início de 2013 e relata que, no final do mesmo ano, a ASAC firmou parceria com o BOS (Banco de Olhos) e, segundo ele, de lá para cá, foram removidas alguns serviços e atividades. “As pessoas que conhecem o local antes de 2013 contam que participavam de vários eventos e, até mesmo, faziam viagens pela região.”

A ASAC informou, em nota, que ninguém foi proibido de entrar na associação. “O que ocorre é que não realizamos mais os atendimentos para esses usuários, o que impacta em sua frequência na entidade, já que os mesmos, não recebem atendimento.” Questionada a respeito do constrangimento do aposentado Ilso Pinto de Camargo, a ASAC apenas respondeu que “não tem informação desta situação”. 

Sobre a diminuição do repasse por parte da Prefeitura de Sorocaba, a associação respondeu que for firmado convênio com a entidade para atender os munícipes de Sorocaba com deficiência visual e não abrange a região. Em relação a Votorantim, a ASAC disse que nunca firmou parceria com a cidade. “Várias tentativas foram feitas por parte da entidade, mas sem nenhum sucesso. Aliás, desde 2014 estamos buscando essa parceria, mas infelizmente nunca houve interesse em se fazer convênio. Antes, os assistidos de cidades da região eram atendidos com recursos próprios da instituição, sendo que a partir deste ano, as doações caíram, e por mais uma tentativa frustrada não firmamos parceria com outro município a não ser Sorocaba.” Quem quiser ajudar a associação, pode entrar em contato pelo telefone: (15) 3232-2786.

A reportagem questionou a Prefeitura de Votorantim, que limitou-se a responder “não possui convênio com a referida entidade”. Porém, em resposta ao requerimento do presidente da Câmara Municipal de Votorantim, vereador Eric Romero (PPS), cujo tema era que os munícipes deixaram de ser assistidos pela ASAC, a administração pública informou, em 23 de maio de 2016, que “a secretaria competente já está efetuando estudos para a inclusão da entidade no Conselho Municipal de Assistência Social”.

-- Valdinei Queiroz - Jornal Gazeta de Votorantim

Erinaldo não será candidato à reeleição

O prefeito Erinaldo Alves da Silva (PSDB) confirmou, na noite desta segunda feira (25), que não será candidato à reeleição nas eleições municipais deste ano.

A informação foi confirmada pela vereadora Fabíola Alves da Silva Pedrico (PSDB). Segundo ela, o partido vem realizando reuniões para definição do nome que concorrerá pelo seu grupo político às eleiçoes majoritárias de Votorantim neste ano.

Foto: Divulgação
-- Jornal Gazeta de Votorantim


segunda-feira, 25 de julho de 2016

Governador anuncia inicio da construção da marginal da SP 127

Via propiciará a criação de um novo distrito industrial em Tatuí - Investimento passa de R$15,5 milhões

No dia 22 de julho o Governador Geraldo Alckmin, esteve em Tatuí para anunciar o inicio das obras da marginal de acesso às indústrias de Tatuí, na Rodovia Antônio Romano Schincariol – SP 127. A obra será entre os quilômetros 115 e 116.

O evento contou com a presença de representantes das empresas CCR SP Vias, Noma, Zoomlion, imprensa, secretários municipais, militares, prefeitos da região e dos deputados federal Herculano Passos e estadual Edson Giriboni. Em virtude do período pré-eleitoral, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Ana Paula Cury Fiuza Coelho, representou o município. Antes do evento, prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, recebeu o governador no aeroporto da cidade.

Para realizar a obra de 1,5 km de extensão, a concessionária que administra a rodovia, a CCR SP Vias fará um investimento de R$15,5 milhões. A previsão de conclusão é de 9 meses e vai gerar cerca de 80 empregos diretos.

Segundo o governador Geraldo Alckmin, o pacote de obras, que ainda inclui um novo acesso e passarela, contribui para o desenvolvimento econômico do município e também para o desenvolvimento e a segurança viária da região.

“Estamos iniciando hoje uma obra de R$15,5 milhões. Uma obra pra evitar acidente, pra trazer segurança nas rodovias. Hoje a maior causa externa de morte no Brasil é acidente rodoviário e a maior parte dos acidentes ocorre perto das cidades, pelo trânsito urbano. Esta obra que estamos fazendo aqui é uma obra tipicamente pra melhorar a logística, atrair empresas, emprego e evitar acidentes”, afirmou o governador.


De fato, essa obra trará muitos outros benefícios já que a via marginal servirá para implantação de um novo distrito industrial para Tatuí e para implantação de duas empresas que juntar irão gerar 2 mil empregos. A Noma, uma das maiores fabricantes de carroceria para caminhões do país, que já tem mais de 50% de sua planta construída e deverá iniciar as atividades ainda em 2016, e a Zoomlion, multinacional chinesa que fabrica guindastes e maquinário pesado, que está definindo os últimos detalhes para apresentação de seu cronograma de obras.

Além de viabilizar a obra das vias marginais do quilômetro 115 ao quilômetro 116, com duas faixas de rolamento de 4,5 metros cada, passeio de pedestre com 2 metros, a concessionária construirá dois pontos de ônibus e ainda será instalada uma passarela para travessia segura de pedestres.

De acordo com o presidente da concessionária, José Salim Kallab Fraiha, a obra intensifica o desenvolvimento da região. “O projeto prevê melhorias nas condições de acesso aos bairros e indústrias e traz segurança aos usuários e pedestres. Trata-se de uma conquista para a região de Tatuí, que será beneficiada em muitos aspectos com a obra”, finaliza.

Noma

A obra fecha o primeiro ciclo de compromissos assumidos pela Prefeitura de Tatuí com a Noma, para instalação da fábrica. Em 2013, o município teve que arcar com um protocolo de intenções sem nenhuma etapa cumprida, exceto a terraplanagem que, mesmo assim, ainda não havia sido paga. Desde então, Prefeitura e Governo do Estado, através de articulação junto à Artesp e à própria CCR/SP Vias, viabilizaram projetos para implantação da marginal e a mudança do Serviço de Atendimento ao Usuário da concessionária que será transferido de local.

O município também participou das tratativas da liberação de R$ 25 milhões através do Desenvolve São Paulo para o início da construção da obra. “Foi uma verdadeira batalha que teve colaboradores incansáveis como o deputado Giriboni, o doutor Theodoro de Almeida Pupo Junior, o Alexandre Spadafora, e, claro, o governador Geraldo Alckmin. Estamos hoje iniciando mais que uma obra, estamos iniciando um novo vetor de crescimento, levando o progresso da nossa cidade em direção à Rodovia Castello Branco, nesse projeto integrado que irá transformar Tatuí”, comentou o prefeito Manu.

Paulo Shiozaki representante da Noma do Brasil lembrou também que o protocolo de intenções trazia a necessidade dessa obra e que a fábrica só seria possível com essa garantia. “Com o início da obra vamos dar ainda mais agilidade na parte de construção civil e na seqüência iremos iniciar a instalação de equipamentos e máquinas”, lembrou. 

Peter Cheeng, CEO da Zoomlion do Brasil, lembrou que a obra é fundamental para definir o cronograma de obras da empresa. “A Prefeitura e Tatuí é uma grande parceira da empresa e sempre nos recebeu muito bem na cidade. Aqui iremos ampliar a nossa produção e oferecer um grande número de oferta de emprego. Esse novo acesso será muito importante para atrair outros investidores para este espaço”, concluiu.


-- Comunicação – Prefeitura de Tatuí

Maria Lúcia Amary pede sinal de telefonia móvel em todos os trechos de rodovias de SP

A deputada estadual Maria Lúcia Amary (PSDB) fez moção de apelo à Presidência da República para que determine ao Ministério das Comunicações, em conjunto com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a elaboração de estudos e a adoção de providências a fim de que as prestadoras de telefonia móvel fiquem obrigadas a garantir a cobertura do sinal de seus serviços em 100% dos trechos de rodovias federais, estaduais e vicinais no estado de São Paulo, inclusive em túneis.

 No texto da moção, a parlamentar cita que o serviço de telefonia móvel atualmente prestado pelas diversas operadoras que atuam nos país não cobre áreas distantes dos grandes centros urbanos, chegando, na maioria das vezes, sequer a beneficiar municípios com pequenos índices populacionais.
         
Maria Lúcia lembra que isso decorre do fato de que as atuais outorgas de prestação do serviço de telefonia móvel obrigam as empresas a cobrir 80% da área geográfica dos municípios abrangidos em sua autorização. Assim, a maior parte das áreas rurais desses municípios acaba ficando sem cobertura de telefonia móvel.

“Faz-se necessário alterar a Lei Geral de Telecomunicações (LGT) para incluir a obrigatoriedade da prestação do serviço de telefonia móvel com abrangência de 100% da área geográfica das localidades rurais e urbanas”, argumenta a deputada.

 Moção de Apelo 15/2016 foi analisada pela Comissão de Transportes e Comunicações, que emitiu parecer favorável. O documento foi encaminhado à Presidência da República Federativa do Brasil, comunicando a sua aprovação, no último mês de maio.

-- Assessoria de imprensa

Sedu abre inscrições para cursos de formação

Profissionais da Rede Municipal de Ensino poderão se inscrever a partir do dia 25 de julho

        Os profissionais da Rede Municipal de Ensino de Sorocaba poderão se inscrever, a partir do dia 25 de julho, aos cursos oferecidos pela Prefeitura De Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu). Para este segundo semestre serão oferecidos 22 cursos com 1.432 vagas disponíveis.

A ação é desenvolvida pelo Programa “Escola da Escola” e a Área de Gestão Pedagógica, com a colaboração da Comissão para Elaboração de Propostas para Política Pública de Formação Continuada.

Para se inscrever os profissionais da Educação devem acessar o Catálogo de Cursos de livre escolha, disponível também para consulta, no site www.sorocaba.sp.gov.br/catalogodecursos e escolher os cursos que são oferecidos para os professores, auxiliares de educação, gestores e demais funcionários da educação, de forma gratuita.

Cursos oferecidos

No dia 25 de julho as inscrições estarão abertas para os seguintes cursos: As oportunidades e as possibilidades que o brincar oferecem; O poder dos sons na formação do ser: sensibilizando o sensibilizador; Literatura na primeira infância; Música e infância; Indagações sobre o currículo; Oficina: “Intervenção pedagógica por meio de jogos no contexto das dificuldades de aprendizagem; Memórias e reflexões sobre a prática educacional na primeira infância: um diálogo com os registros dos professores; Sons da infância 2; Fotos do seu tempo e Programação criativa e Introdução à arte digital.

        Já a partir do dia 15 de agosto, os interessados podem se inscrever para os cursos: O bebê e sua relação com o entorno; Poéticas do/no corpo, interlocução entre imagem e criação; Tempo, espaço e criação: poéticas do/no corpo; O brincar: questões legais e prática educativa na infância – semipresencial; Reflexões teóricas e metodológicas sobre gênero e sexualidade; O papel dos gestores escolares no contexto da gestão democrática; Oficina da lousa digital “aprimorando os conceitos”; Convivência: ajudando a lidar com conflitos e As especificidades da ação pedagógica no berçário.

Os cursos “As inteligências expressas no ambiente escolar” e “Otimizando o trabalho administrativo” terão as inscrições abertas a partir do dia 12 de setembro.

-- Comunicação - Prefeitura de Sorocaba

UBSs têm atendimento na prevenção ao câncer bucal

Ação é permanente, mas em maio e abril a Secretaria da Saúde ainda promoveu campanha específica para detecção de novos casos; ao todo 2.145 pacientes foram examinados
  
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), mantém permanentemente aos munícipes atendimento na prevenção do câncer bucal, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Porém, durante a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, entre os dias 30 de abril e 20 de maio, a SES realizou, simultaneamente, uma Campanha de Prevenção e Detecção de Câncer Bucal em todas as 31 UBSs.
Pessoas que bebem muito, fumam, que estão com alguma prótese bucal mal adaptada, têm machucados há mais de 15 dias na boca ou se expõem ao sol devem ficar atentos, pois fazem parte do grupo de risco. “A campanha acabou, mas o cuidado e a busca continua durante o ano. O mais importante é estimular o autocuidado, que deve ser feito em casa”, alerta a cirurgiã dentista da SES, Cintia Garcia Mesquita.
Durante a campanha de saúde bucal, as equipes da SES promoveram atividades educativas sobre o tema, busca ativa por meio dos agentes comunitários e exames clínicos com grupos de idosos. Apesar de a campanha ter sido voltada para maiores de 60 anos de idade, pessoas de outras faixas etárias também passaram por avaliações odontológicas.
Foto: Google
Ao todo, 2.145  pacientes foram examinados pelos cirurgiões dentistas da SES e, destes, 52  apresentaram alguma alteração e foram encaminhados para a especialidade de diagnóstico bucal, na Policlínica”, adianta Cíntia. Quarenta deles já foram atendidos e sete pacientes se recusaram ao tratamento. Houve ainda a necessidade de realização de 19 biópsias, para prosseguimento do tratamento.
O que não significa que são lesões cancerígenas. Às vezes são lesões que se estabeleceram por próteses mal adaptadas, exposição ao sol, ao fumo. Precocemente removidas, elas não evoluem para lesões cancerígenas”, explica Cintia. Tais pacientes estão sob acompanhamento e, até o momento, a SES não teve confirmação de caso de câncer bucal durante a campanha. “Mas ainda não temos todos os casos concluídos”, comenta a cirurgiã dentista SES.

Principais orientações
A cirurgiã dentista Cintia Garcia Mesquita orienta a população quanto à importância da prevenção e aproveita para dar dicas relacionadas à saúde bucal:
- Muitas vezes, um machucado na boca pode não doer e a pessoa nem percebe. O primeiro passo é, na frente do espelho, fazer a identificação de feridas, manchas ou alteração de volume na boca e lábios;
- Depois, passar a mão no pescoço e nas bochechas, para identificar alguma lesão;
- Fazer o mesmo no queixo;
- Abrir a boca e, com o dedo, apalpar o assoalho da boca para procurar machucados. Fazer o mesmo no céu da boca e nas laterais;
- Colocar a língua para fora da boca e procurar por manchas;
- Se encontrar algum problema, que esteja há mais de 15 dias e que não cicatrize, o recomendado é marcar imediatamente uma consulta com o cirurgião dentista.
-- Comunicação - Prefeitura de Sorocaba

terça-feira, 19 de julho de 2016

Campolim terá novo acesso pela marginal da Raposo Tavares

Foto: Divulgação
Os motoristas que utilizam a Avenida Pereira Inácio e acessam a pista marginal da Rodovia Raposo Tavares, sentido interior, terão uma nova entrada ao bairro Campolim. O acesso será nas proximidades do trevo existente no término dessa avenida que liga Sorocaba a Votorantim. A Secretaria de Mobilidade, Desenvolvimento Urbano e Obras (Smob) informa que a intervenção é decorrente de ação mitigatória entre a Prefeitura de Sorocaba e a Construtora Alavanca.
As obras estão em andamento e os motoristas, pelo novo trecho rumo ao Campolim, chagarão às ruas Lázaro Guerreiro Puglia e Francisco Moron Fernandes. O novo acesso recebeu binder (camada de ligação) e nesta segunda-feira (18) começou a aplicação da capa asfáltica definitiva.
O serviço deve ser realizado até quarta-feira (20) e a Semob orienta os motoristas a redobrarem a atenção ao trafegar pelos arredores. No referido trecho já foram aplicados 1.150 m² de asfalto, o que corresponde há 360 toneladas do material. O trecho tem aproximadamente 300 metros de extensão e ainda receberá a sinalização de trânsito.

Trevo
Consta na mesma ação mitigatória a obra que vai minimizar o impacto do tráfego de veículos no referido trevo entre Sorocaba e Votorantim. A Semob desenvolveu o projeto para a construção de uma rotatória na altura do acesso ao Jardim Santa Fé.
Para que a obra seja realizada foi necessária a remoção dos postes de energia elétrica da CPFL Piratininga. Já a empresa Vivo faz a transferência de sua rede de transmissão subterrânea, com a passagem da fiação por conduítes. Após a liberação, emitida a ordem de serviço pela Semob, o prazo para construção é de 90 dias.
Conforme o projeto, haverá o fechamento do ponto que permite o retorno e o acesso à Rodovia Raposo Tavares, para os veículos que transitam no sentido Votorantim-Sorocaba, e a adequação da abertura do lado oposto. O objetivo é permitir o retorno para os veículos que trafegam no sentido contrário e o acesso a Sorocaba para os veículos vindos pela marginal da Raposo, sentido interior. Aos veículos que deixam a rodovia, sentido à Capital, não será permitido o acesso ao município de Sorocaba por meio dessa abertura.

 -- Comunicação - Prefeitura de Sorocaba

Sorocaba terá mais uma equipe de desinstitucionalização da saúde mental

Prazo para a transferência total dos pacientes do Polo Vera Cruz continua sendo dezembro


Sorocaba terá nos próximos dias uma nova equipe de apoio para agilizar o processo de desinstitucionalização de pacientes de saúde mental do município. As cidades de São Paulo e Itapeva definiram as datas para transferências de pacientes que estão internados no Polo de Desinstitucionalização Vera Cruz, para as respectivas Residências Terapêuticas (RTs).
As medidas foram anunciadas nesta quinta-feira (14), em encontro na Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, com a presença de representantes do Ministério Público Estadual e Federal, Ministério da Saúde, Secretaria Estadual da Saúde e da Secretaria da Saúde (SES) de Sorocaba.
Na ocasião, Sorocaba foi informada que a equipe extra de desinstitucionalização, composta por um médico psiquiatra e um psicólogo, fará o trabalho de direcionar e preparar os pacientes para deixar o Polo Vera Cruz. Atualmente, esse hospital conta com 412 pacientes.
A ação tem vistas ao cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado em 2012, entre a União, Estado e os municípios de Sorocaba, Piedade e Salto de Pirapora. O prazo final continua sendo o mês de dezembro deste ano.
Durante o encontro ficou definido que no dia 1º de agosto, 20 pacientes deixarão o “Vera Cruz” rumo às RTs nos bairros Itaim Paulista, Perdizes, Casa Verde e Capela do Socorro, na cidade de São Paulo. No dia 1º de setembro, outros 30 pacientes deixarão o município com destino à Capital. A cidade de Itapeva também já se comprometeu e, até novembro, levará os seus pacientes.
De acordo com a SES, Sorocaba vai inverter o fluxo do processo inicialmente previsto de investimentos em saúde mental. Com isso, primeiro implantará uma nova unidade de Centro de Atendimento Psicossocial (Caps III) para atendimento do público e, depois, vai instalar novas RTs. Atualmente são 26 e a proposta é chegar a 40. A quantidade é suficiente para abrigar todos os sorocabanos atualmente internados no hospital psiquiátrico existente no município.

Processos judiciais
A SES esclarece que há no “Vera Cruz” 11 pacientes que respondem a processo judicial, seja relativo a compulsoriedade ou apenamento. A atualização desse dado foi feita a pedido do Ministério Público, que pretende agilizar o encaminhamento deles aos municípios de origem. Isso, tendo em vista que há casos em que a pena já foi cumprida, mas continuam internados.
Com relação ao caso do paciente de saúde mental que causou a morte do técnico em enfermagem na última semana, uma equipe da SES irá visitá-lo em Franco da Rocha a fim de dar-lhe assistência. O MP quer um relatório das ações, para assegurar que não ocorram erros de encaminhamento por conta da fatalidade ocorrida em Sorocaba.

Questões financeiras
Ainda de acordo com a Secretaria da Saúde, há processo na Justiça contra o Estado pedindo o ressarcimento de parte do montante investido pelo município no programa da saúde mental. A SES foi orientada pelo MP a pedir a revisão do valor repassado, bem como daquele solicitado às esferas superiores, para que não essa situação não se arraste da forma como tem acontecido.
A SES reitera que Sorocaba manterá a implementação do atual modelo de desinstitucionalização. Pacientes psiquiátricos que precisarem de atendimento devem ser encaminhados para as Unidades de Pronto-Atendimento. Mediante necessidade de internação, serão encaminhados à Santa Casa ou ao Conjunto Hospitalar de Sorocaba. Após a alta médica, receberão acompanhamento pelas equipes do Caps. O Ministério da Saúde orienta que os casos leves de saúde mental devem ser acompanhados também pelas equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

-- Comunicação - Prefeitura de Sorocaba

sexta-feira, 15 de julho de 2016

Sorocaba recebe a Tocha Olímpica neste domingo

Foto: Divulgação
Neste domingo (17), Sorocaba entra para a história como uma das 329 cidades brasileiras a acolher a passagem da Tocha Olímpica rumo ao Rio de Janeiro, sede das Olimpíadas de 2016. A rota do símbolo máximo do esporte em Sorocaba compreenderá 12,4 km, tendo início na Avenida Isoraida Marques Peres, no Campolim, às 8h08, até o Parque das Águas, cruzando locais de grande concentração de público e encontrando pontos históricos do município como o Palacete Scarpa, o Mosteiro de São Bento e a Estação Ferroviária. O caminho, dentro de Sorocaba, é um dos maiores do País, ficando atrás apenas das capitais brasileiras.

Ao todo, 20 ruas e avenidas foram inseridas na ação. Além do ponto inicial, o artefato passará pelas vias Barão de Tatuí, Cesário Mota, São Bento, XV de Novembro, Souza Pereira, Afonso Vergueiro, Álvaro Soares, Francisco Scarpa, Armando Zuliani, Eurides Fogaça, General Osório, Adhemar de Barros, Maciel Baião, Ipanema, José Joaquim Lacerda, João Ribeiro de Barros, Luzerne Proença Arruda, Joaquim Ferreira Barbosa e Professora Olímpia Prestes.

Exibições culturais também terão espaço no revezamento da Tocha Olímpica. Promovido pelo Sesc e com apoio da Secretaria da Cultura (Secult), o Parque das Águas receberá, às 10h, um show da Banda Ôncalo, que difunde o conceito de conjunto de rua com instrumentos de metal e bateria desmembrada. Na sequência do acendimento da pira, quem assume o palco é o grupo Silver Rocks, que tocará títulos do pop rock internacional para os espectadores, das 11h às 12h.

Condutores
No Brasil, a chama será carregada por mais de doze mil condutores, percorrendo vinte mil quilômetros por terra e água, e voando dez mil milhas pelo país.

Em Sorocaba serão 63 representantes, sendo que 11 deles foram selecionados pela Secretaria de Esporte e Lazer (Semes), levando em consideração quesitos como participação olímpica e elevação do nome de Sorocaba pelo Brasil e mundo. São eles: Toniquinho Fonseca (atletismo), João Nunes (basquete), Josiane Grunewald (vôlei), Vânia e Vanira Hernandes (basquete), Elisabeth Bertolini (natação paralímpica), Fabiana dos Santos (bobsled), Ricardo Perez (bicicross), Roberto Machusso (judô), Ritinha Oliveira (basquete) e Francine Moraes (handebol). Os demais 52 participantes foram definidos por campanhas publicitárias dos patrocinadores oficiais do evento.

A nadadora paralímpica Elisabeth Bertolini não escondeu a alegria de participar, desta forma, das Olimpíadas. “A ansiedade vai aumentando a cada dia e me fogem as palavras. Desde o dia que soube que seria uma das condutoras da tocha em Sorocaba, a emoção tomou conta. Sonhar, a gente sempre sonha, mas a realidade é melhor ainda, de saber que serei uma das selecionadas”, diz Elisabeth, que é campeã sulamericana, brasileira e paulista na modalidade, além de pentacampeã nos Jogos Abertos do Interior (JAI).

Já o preparador físico João Nunes, presente em três Olimpíadas - Sidney, Atenas e Beijing – com a seleção feminina de basquete, destaca que o reconhecimento por sua contribuição ao esporte é motivo de grande alegria. “Ser escolhido traz muita satisfação, pois estamos inseridos em um contexto maior, de levar a chama olímpica e seus ideais para todo o Brasil, ainda mais em nosso município, lugar que nasci e tenho muito orgulho”, conta. “Poder representar Sorocaba dá felicidade e compartilhar com todos que vivenciaram a minha carreira não tem preço”, completa.

Preparativos
Para que o momento seja realizado sem incidentes, a Força Tarefa da Cidade (FTC) trabalhou em todas as frentes durante um ano, cuidando da logística total da festa do esporte. O grupo, formado por funcionários públicos e autoridades de segurança municipal, definiu estratégias de proteção e solucionou questões relacionadas ao trânsito, cerimonial, apresentações culturais e manutenções.
Sob o tema segurança, a Guarda Civil Municipal (GCM) uniu forças com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros para alinhar o esquema especial do revezamento, a garantir cuidado com a chama olímpica por todo o percurso, com os condutores e a população em geral. Câmeras e efetivos estarão a postos durante as 2h30 da solenidade.

As manutenções necessárias por todo o trajeto receberam atenção. Realizadas pela Secretaria de Serviços Públicos (Serp), ações como poda de árvores, tapa buracos, limpeza de calçadas e canteiros de avenidas foram providenciados. Roçagem de áreas verdes e pintura de ciclovias também entram na lista dos cuidados tomados com a infraestrutura, bem como esquema de coleta de lixo, retirada de contêineres e agendamento de faxina pós-evento.

Em relação ao trânsito, a Urbes desenvolveu um esquema especial (veja abaixo). As vias que receberão o itinerário da tocha olímpica terão proibição de estacionamento e, no momento da passagem, ficarão bloqueadas ao tráfego de veículos. O transporte coletivo terá desvios nas linhas que utilizam as ruas envolvidas e alguns pontos de ônibus ficarão temporariamente desativados.

Símbolo
A chama olímpica representa a união dos povos por meio do esporte. O objetivo do revezamento é atingir o maior número possível de pessoas, criando um sentimento de pertencimento entre o povo brasileiro e fazer disso um meio para contar histórias do Brasil. Procura, ainda, deixar um legado de inspiração para as gerações futuras, onde se pretende promover o encontro único entre o calor mitológico e a população do maior país da América do Sul, mundialmente famosa por seu calor humano. Sorocaba, participando do evento, se coloca eternizada aos olhos do mundo nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, que terá suas primeiras disputas no dia 5 de agosto.

Proibições de estacionamento:

Dia 15/7 (sexta-feira)
A partir das 17h – Av. Afonso Vergueiro (bolsões da Estação Ferroviária).

Dia 16/7 (sábado)
A partir das 5h - Av. Barão de Tatuí (bolsão próximo ao nº 112);
A partir das 14h - R. Cesário Motta, bolsão da Praça do Canhão, R. Souza Pereira e R. Álvaro Soares;
A partir das 20h - R. XV de Novembro, R. São Bento, bolsão do Mercado Municipal, R. Francisco Scarpa e R. Joaquim Ferreira Barbosa (próximo ao Parque das Águas).

Dia 17/7 – domingo
A partir da 0h – Av. Barão de Tatuí – proibição total de estacionamento.

Vias bloqueadas
A partir das 7h15 – Av. Izoraida Marques Peres (sentido Votorantim/Sorocaba) – bloqueada ao tráfego na altura do hipermercado Carrefour. Desvio pela R. Claudio Pinto Nascimento, sentido Votorantim;
Av. Afonso Vergueiro, entre a Praça da Bandeira e Praça Lions.

-- Comunicação - Prefeitura de Sorocaba

Geração de mulheres ‘fortes’ gera homens inseguros

Especialistas afirmam que é importante mudar a forma de educar meninos para que eles saibam como se relacionar com as mulheres da atualidade

Depois de ganhar espaço no mercado de trabalho e na sociedade, as mulheres também ganham destaque no controle de relacionamentos, tendência que está levando muitos homens para o divã. Segundo especialistas, a geração de mulheres cada vez mais “fortes” deu origem também a uma quantidade significativa de homens inseguros.

Não é raro psicólogos e psicanalistas receberem pacientes que buscam orientação sobre como se comportar diante de mulheres independentes e que aparentam saber exatamente o que querem. “Pago a conta ou divido? Me ofereço para buscá-la em casa ou não?” Estas são apenas algumas das questões que preenchem as consultas terapêuticas.

Os homens de hoje buscam sanar suas dúvidas com terapeutas, amigos, etc. Já os homens de amanhã merecem atenção especial neste ponto para que estejam preparados para lidar com a realidade atual dos relacionamentos entre homem e mulher. Pensando num futuro próximo, especialistas apontam uma nova maneira de conduzir a educação masculina, para que se crie um indivíduo confiante.

De acordo com a psicanalista Maria Clara Barbosa, deixar claro para as crianças que não há diferenças de gêneros quando o que está em jogo é a autoconfiança e a autoestima é de grande importância. Por isso, é importante que as mães de meninos estejam preparadas e conscientes da importância de seu papel.

“A maioria das mães têm a tendência natural de poupar o filho homem de sofrimentos e obrigações. Porém, para criar um menino mais forte e preparado para se relacionar com as mulheres desta nova era, as mães podem, por exemplo, ensinar os meninos a ajudar nas tarefas domésticas”, diz Maria Clara.

Outro ponto importante é ensinar que não existem esportes “de menino ou de menina”. De forma geral, eles podem ser praticados por ambos os sexos. “É fundamental deixar que a criança escolha fazer judô ou ballet. Não importa o que eles queiram fazer. O importante é que tenham liberdade e segurança de escolher o caminho que querem seguir. Desta forma, daremos passos largos em direção ao menino do futuro: forte e seguro diante das mulheres de hoje em dia”, completa.


Terapia é saída para ajudar nestes dilemas atuais

Mulheres que precisam de orientação para saber como lidar com situações como as descritas acima podem procurar ajuda especializada. A psicanalista clínica, grupoterapeuta e especialista em casal e família, Maria Clara Barbosa, oferece este tipo de apoio por meio de seu trabalho em grupo, a Contoterapia denominada “Las Lobas”, que possui um modelo mundialmente conhecido inspirado no best seller “Mulheres que correm com os lobos”, de Clarissa Pinkola Estés, que conta ainda com a adaptação do método psicanalítico da especialista, além das terapias individuais.

A contoterapia é voltada tanto para as mulheres empreendedoras e com participação ativa no mercado de trabalho, quanto para aquelas que se sentem presas em relações afetivas em que são impedidas de demonstrar o que de fato desejam. Já a terapia individual vai tratar pontos específicos da paciente.

-- OS2 Comunicação