segunda-feira, 25 de julho de 2016

UBSs têm atendimento na prevenção ao câncer bucal

Ação é permanente, mas em maio e abril a Secretaria da Saúde ainda promoveu campanha específica para detecção de novos casos; ao todo 2.145 pacientes foram examinados
  
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), mantém permanentemente aos munícipes atendimento na prevenção do câncer bucal, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Porém, durante a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, entre os dias 30 de abril e 20 de maio, a SES realizou, simultaneamente, uma Campanha de Prevenção e Detecção de Câncer Bucal em todas as 31 UBSs.
Pessoas que bebem muito, fumam, que estão com alguma prótese bucal mal adaptada, têm machucados há mais de 15 dias na boca ou se expõem ao sol devem ficar atentos, pois fazem parte do grupo de risco. “A campanha acabou, mas o cuidado e a busca continua durante o ano. O mais importante é estimular o autocuidado, que deve ser feito em casa”, alerta a cirurgiã dentista da SES, Cintia Garcia Mesquita.
Durante a campanha de saúde bucal, as equipes da SES promoveram atividades educativas sobre o tema, busca ativa por meio dos agentes comunitários e exames clínicos com grupos de idosos. Apesar de a campanha ter sido voltada para maiores de 60 anos de idade, pessoas de outras faixas etárias também passaram por avaliações odontológicas.
Foto: Google
Ao todo, 2.145  pacientes foram examinados pelos cirurgiões dentistas da SES e, destes, 52  apresentaram alguma alteração e foram encaminhados para a especialidade de diagnóstico bucal, na Policlínica”, adianta Cíntia. Quarenta deles já foram atendidos e sete pacientes se recusaram ao tratamento. Houve ainda a necessidade de realização de 19 biópsias, para prosseguimento do tratamento.
O que não significa que são lesões cancerígenas. Às vezes são lesões que se estabeleceram por próteses mal adaptadas, exposição ao sol, ao fumo. Precocemente removidas, elas não evoluem para lesões cancerígenas”, explica Cintia. Tais pacientes estão sob acompanhamento e, até o momento, a SES não teve confirmação de caso de câncer bucal durante a campanha. “Mas ainda não temos todos os casos concluídos”, comenta a cirurgiã dentista SES.

Principais orientações
A cirurgiã dentista Cintia Garcia Mesquita orienta a população quanto à importância da prevenção e aproveita para dar dicas relacionadas à saúde bucal:
- Muitas vezes, um machucado na boca pode não doer e a pessoa nem percebe. O primeiro passo é, na frente do espelho, fazer a identificação de feridas, manchas ou alteração de volume na boca e lábios;
- Depois, passar a mão no pescoço e nas bochechas, para identificar alguma lesão;
- Fazer o mesmo no queixo;
- Abrir a boca e, com o dedo, apalpar o assoalho da boca para procurar machucados. Fazer o mesmo no céu da boca e nas laterais;
- Colocar a língua para fora da boca e procurar por manchas;
- Se encontrar algum problema, que esteja há mais de 15 dias e que não cicatrize, o recomendado é marcar imediatamente uma consulta com o cirurgião dentista.
-- Comunicação - Prefeitura de Sorocaba

Nenhum comentário:

Postar um comentário