sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Campanha das Escolas do Bem arrecada livros infantis para construir biblioteca em uma organização social

  O objetivo da ação é conscientizar famílias e crianças sobre o seu poder de transformação social, incentivando a doação de livros infantis paradidáticos para a biblioteca que será construída na Associação Amor em Cristo de Sorocaba

Acreditar numa sociedade melhor através de uma Educação de Qualidade para Todos é a proposta deste projeto, que construirá uma biblioteca infantil com o objetivo de estimular a leitura e oferecer um ambiente em que as crianças e adolescentes atendidos pela Associação Amor em Cristo, situada no bairro Júlio de Mesquita, em Sorocaba, tenham prazer em frequentar, participar de oficinas, rodas de leitura, etc.

A iniciativa propõe a percepção do papel da sociedade como agentes de transformação da realidade local, e resulta na satisfação de poder contribuir concretamente com a melhoria de uma situação, permitindo a criação de vínculos, o sentido de pertencimento comunitário e o empoderamento coletivo – valores fundamentais para uma cidadania ativa.

Trata-se de uma ação coletiva que promove a interação entre parceiros, patrocinadores e apoiadores de Sorocaba e região, impactando nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis estipulados pela ONU (Organização das Nações Unidas), que prevê essa união de esforços e ativação do poder de transformação social, gerando resultados positivos para a sociedade, e o mundo.

“O Programa Escolas do Bem reconhece as escolas que contribuem para o bem-estar social e mobiliza essa rede do bem para despertar valores sociais nos alunos, familiares e em toda a comunidade do entorno escolar. A campanha de arrecadação de livros infantis para a nova biblioteca da associação é só uma das ações que programamos para este ano. Estamos mobilizando também nossos patrocinadores e outros empresários da cidade, para que essa soma de esforços traga resultados ainda melhores”, conta a jornalista e presidente do Instituto Noa, Lucy De Miguel, organização que faz a gestão do programa Escolas do Bem.

A jornalista ainda completa que está negociando com uma construtora da cidade para que faça o prédio da nova biblioteca, totalmente adequado às necessidades que um espaço como este necessita.

Como e onde doar?

As Escolas do Bem de Sorocaba e região estão recebendo as doações de livros infantis novos e usados, que estejam em bom estado, para que possam ser apreciados por outras crianças. “Percebemos a empolgação e disposição de todos em colaborar com essa iniciativa. Há um desejo nas pessoas, sejam empresários ou pessoas físicas, em querer ajudar a transformar o mundo num lugar melhor, mas com a correria do dia a dia não conseguem dispor desse tempo, e se alegram em poder contribuir com ações como essa”, comenta Lucy De Miguel, contente com o envolvimento de todos que aderem a campanha.

Os livros podem ser depositados nas caixas de coleta disponíveis nas Escolas do Bem e outros locais cadastrados, que estão listados no site do programa:  www.escolasdobem.com.br. As doações podem ser feitas até este mês de novembro. A inauguração do novo prédio da biblioteca está prevista para março de 2017.

Sobre o Projeto Escolas do Bem
O projeto Escolas do Bem foi criado pelo Instituto Noa com o objetivo de mobilizar as escolas públicas e privadas em uma grande rede do bem. Tem como princípios orientar e conscientizar os pais e adultos sobre o importante papel que cada um possui na formação dos cidadãos do futuro, preparando as crianças para viver e atuar em uma cidade melhor e mais sustentável.

“Trata-se de um programa de comunicação com as famílias, que visa orientar os pais e educadores, a partir de informações sobre como cuidar das crianças, com um conteúdo transformador”, garante a presidente do Instituto Noa, Lucy De Miguel.

Em contrapartida, as escolas devem se comprometer com o cumprimento de seis das 17 metas estipuladas pela Organização das Nações Unidas (ONU) para serem alcançadas até o ano de 2030:

1) Melhorar a alimentação;
2) Saúde de qualidade;
3) Educação de qualidade;
4) Redução das desigualdades;
5) Consumo consciente;
6) Fortalecimento de parcerias.

“Em 2016 foi dada a largada para o cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda assumida pelas 194 nações que compõe a Organização das Nações Unidas, incluindo o Brasil. Mas para que as mudanças aconteçam, o trabalho deve ser realizado localmente, ou seja, em cada município”, explica Lucy.

Sobre o Instituto Noa
Fundado em abril de 2014, o Instituto Noa tem sede em Sorocaba e nasceu com o objetivo de promover e garantir os direitos da criança e do adolescente, a partir do fortalecimento familiar e da melhora do nível de informação sobre o desenvolvimento infantil. Seus fundadores têm em comum a ideia de que está centrado na família o protagonismo para a transformação social que se espera para o mundo.

Sobre a Associação Amor em Cristo

A associação foi fundada em 2001 e está localizada no bairro Júlio de Mesquita, em Sorocaba. Atende crianças e adolescentes de quatro a 14 anos em um espaço educacional, onde realiza um atendimento socioassistencial, tendo como prioridade o acolhimento em contraturno escolar. Pauta seu trabalho no desenvolvimento do ser humano e sua integração com o mundo. As atividades realizadas na associação proporcionam uma aprendizagem extracurricular, assimiladas através de vivências que oferecem desenvolvimento e crescimento pessoal aos atendidos. Utiliza diversas ferramentas, como dinâmicas, arte, recreação, esportes, jogos educativos, contação de história, atividades lúdicas, passeios monitorados e musicalização. Tem como missão promover o desenvolvimento físico, cognitivo e espiritual de crianças e adolescentes para aprimorar sua convivência familiar e social.

-- Instituto NOA

Nenhum comentário:

Postar um comentário