terça-feira, 15 de novembro de 2016

O clima natalino já está em alguns pontos de Votorantim

Mesmo estando há pouco mais de um mês para as festividades do Natal, existem votorantinenses que já entraram no clima natalino, tendo, inclusive, montada a árvore de
Foto: Divulgação
Natal na residência. A promotora de eventos Ariane Quintiliano é uma dessas pessoas que anteciparam a sensação de fim de ano. “Como tenho um filha de 10 anos de idade, então ela quer logo montar a árvore de Natal e colocar diversos enfeites”, disse.

Uma forma barata de comprar adereços natalinos é justamente em locais de artesanato. Na Vila Garcia, rua Servina Cardoso Luvison, há um miniterminal de ônibus onde a aposentada Teresa Miranda cuida de um espaço para fazer e vender artesanatos. “A procura, por enquanto, está fraca. Vai aumentar, com certeza, na última semana de novembro ou início de dezembro”, explicou. Ela, inclusive, já enfeitou o local onde trabalha em clima de Natal. “Estou começando agora a fazer panos de prato, tapetes e outros tipos de artesanato com as cores do Natal e também bordando uma mensagem de paz e prosperidade nos produtos que vendo.” Durante a reportagem, vimos um pano de prato, no valor de R$ 8, já no ambiente natalino. Teresa espera que a venda seja melhor que a do ano passado, já que boa parte da renda gerada pela comercialização dos artesanatos vai para os Vicentinos, que se reúnem às quintas-feiras, no início da noite, na Comunidade Divino Espirito Santo, que fica na Vila Garcia.

Além de ter começado a enfeitar a casa com objetos natalinos, Ariane comentou que, devido à crise financeira instalada nos últimos anos, está desde já indo aos supermercados para comparar preços de frango, pernil, peru, espumante, panetone, entre outros produtos que vão à mesa durante a Ceia de Natal. “Temos que estar atentos aos preços dos estabelecimentos, principalmente estar ligados quando houver promoções”, disse. O vendedor Wagner Rivelino Moreno também vai comprar de acordo com os valores dos supermercados. “Mesmo diante de uma crise financeira, não podemos deixar de comer um perfil ou um peru, ou beber uma espumante ao lado de amigos e familiares. E outra: comprando em estabelecimentos do seu município, isso ajuda o comércio local, fazendo com que a economia consequentemente crença e, com isso, gerando mais empregos”, explicou.

O gestor de uma das unidades da Rede Bom Lugar, Fernando Lopes, disse que, a partir de semana que vem, o supermercado vai receber alimentos que fazem parte da Ceia de Natal. “O panetone, por exemplo, já está sendo vendido há pelo menos duas semanas. Enquanto os outros itens vão chegar nos próximos dias, pois já tem cliente perguntando e pedindo.” Sobre a expectativa de crescimento, Lopes comentou que trabalha na hipótese de evoluir, embora tem em mente que o Brasil ainda enfrenta uma crise econômica. “Estamos vendo o lado do consumidor, para que ele possa ter uma Ceia de Natal com variedade de alimentos. Com isso, estamos, a cada semana, fazendo ofertas para que o cliente possa consumir. Quando chega perto da véspera de Natal, faremos outras ofertas, especificamente para itens mais comercializados durante o Natal.”

Panetone votorantinense
Há 10 anos, a padaria Açoriana fabrica panetone com frutas cristalizadas ou com chocolate. E esse produto, segundo a gerente Célia Regina, está nas prateleiras do estabelecimento o ano todo, e não apenas no mês que é celebrado o Natal. “Porém, já em outubro, a produção aumentou, pois é um período que a procura cresce”, explicou Célia.

Além do panetone, a Açoriana é conhecida na região pelas sopas. Perguntada se o que sai mais é o panetone ou as sopas, ela respondeu que os dois saem na mesma frequência, porém, quando chega a estação Verão, o panetone é mais vendido. A respeito da expectativa de crescimento, ela explica que, desde o mês passado, os clientes já estão indo até a padaria comprando panetones, principalmente o fabricado pela Açoriana.

-- Valdinei Queiroz - Jornal Gazeta de Votorantim

Nenhum comentário:

Postar um comentário