quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Abastecimento de água deverá ser restabelecido em cinco dias

O abastecimento de água em Sorocaba deverá voltar à normalidade dentro de cinco dias, conforme definiu o prefeito José Crespo, durante reunião mantida em seu gabinete no Paço Municipal com o comitê de administração da crise que foi criado, e que contou com a participação do diretor-geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto, de secretários municipais, da primeira-dama Lilian Crespo e da vice-prefeita Jaqueline Coutinho.
De acordo com o prefeito, na próxima segunda-feira (06) a cidade deverá ter a situação de distribuição de água regularizada, depois da recuperação do trecho rompido da adutora de 800 milímetros de diâmetro, a maior do sistema, cujas intervenções tiveram início já nesta quarta-feira (01).
Para que esse prazo seja cumprido, José Crespo assinou o decreto 22.567/2017, que instaura estado de emergência na cidade, possibilitando que a Prefeitura e o Saae tenham condições de realizar compras e contratações de serviços sem a necessidade de licitações, tanto para as intervenções de recuperação da adutora como para o auxílio às famílias vítimas dos alagamentos provocados pelo temporal ocorrido na noite da última terça-feira (31).
A primeira contratação emergencial já foi anunciada pelo prefeito, e se trata da empresa Engecall Engenharia e Projetos, de Sorocaba, com o objetivo de apoiar a Prefeitura e o Saae nas intervenções de recuperação da adutora de aço, o que vai possibilitar a abreviação do tempo de recuperação do sistema de abastecimento, que numa situação como a apresentada levaria normalmente pelo menos dez dias. 
Também no encontro realizado em seu gabinete, o prefeito José Crespo e o diretor-geral da autarquia e seus engenheiros, e mais os responsáveis pela Engecall, definiram o plano de ação para o local do acidente com a adutora - às margens da rodovia Votorantim-Piedade, nas proximidades da empresa Votocel - a ser colocado em prática nas primeiras horas desta quinta-feira (02).
“Durante todo o dia de hoje, funcionários e máquinas do Saae trabalharam para abrir o acesso até o local do rompimento da adutora, visto que se trata de uma mata, e a partir desta quinta-feira daremos início às intervenções, que consistirão na execução de uma base de concreto para suportar as vigas de aço, que por sua vez sustentarão uma treliça também em aço, e sobre a qual serão apoiadas as novas barras de tubos a serem implantadas no trecho rompido e danificado da adutora, numa extensão de aproximadamente 20 metros, e 15 metros de altura”, detalha o prefeito.  
Abastecimento parcial e economia no consumo
Neste momento, a Estação de Tratamento de Água do Cerrado está recebendo água bruta para tratamento e distribuição de três adutoras: uma de 500 milímetros de diâmetro, proveniente de Itupararanga, e duas a partir da represa de Ipaneminha, de 400 e 500 milímetros de diâmetro, o que representa cerca de 60% da capacidade total.
Diante desse quadro, os 26 Centros de Distribuição existentes nos diversos bairros da cidade apresentam baixos níveis de água, e desta forma os operadores de telemetria do Saae/Sorocaba estão executando manobras via terminais de computadores para remanejar água de reservatórios com níveis mais favoráveis para outros em situação crítica.
Portanto, o abastecimento em toda a cidade está sendo apenas parcial, e o período em que cada bairro da cidade permanecerá sem água dependerá do comportamento de consumo dos seus moradores, motivo pelo qual a Prefeitura e a autarquia entendem que será fundamental a colaboração da população, no sentido de utilizar a água com a máxima economia, sem desperdícios.
Para que o exemplo venha de casa, o prefeito José Crespo determinou que seja expedido um comunicado aos responsáveis de todos os próprios municipais, enfatizando que a água seja utilizada em atividades estritamente essenciais, incluindo as escolas municipais, que retomam as aulas na próxima segunda-feira.
Caminhões-pipa
Outra preocupação da administração pública municipal  colocada em debate na reunião foi o período em que a população ficará sem o abastecimento de água.
Diante disso, rapidamente foram realizados contatos com a presidência da Sabesp, que abastece grande parte dos municípios do Estado de São Paulo, e que se prontificou a enviar caminhões-pipa para auxiliar Sorocaba. O abastecimento à população, segundo  ficou definido, terá como base as escolas municipais instaladas nos diversos bairros, já a partir desta quinta-feira (02).
-- Comunicação - Prefeitura de Sorocaba

Nenhum comentário:

Postar um comentário