Após as fortes chuvas desta terça-feira (31), a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde, faz um alerta aos munícipes sobre o risco de contaminação pela leptospirose. A orientação é adotar medidas preventivas, evitando contato com a água ou a lama da enchente e utilizando equipamentos de proteção como luvas e botas para fazer limpeza de locais afetados.
A leptospirose é uma doença infecciosa aguda contraída através da urina contaminada de roedores (ratos, ratazanas e camundongos) e pode matar.
Qualquer alimento atingido pela água da enchente, seja de humanos ou de animais, deve ser obrigatoriamente descartado. Para higienizar objetos e espaços afetados é recomendado utilizar água com hipoclorito de sódio.
Quem inevitavelmente teve contato com água e lama da enchente deve fica atento ao aparecimento de sitomas da leptospirose por até 30 dias. Os sintomas costumam ter início súbito e são febre, dor de cabeça, dores no corpo (principalmente na batata da perna), fraqueza e calafrios. Pode também ocorrer: coloração amarelada da pele (icterícia), alteração do volume urinário, hemorragias na pele, nas mucosas e nos órgãos internos (pulmão, estômago, intestino). Se não for tratada logo e corretamente, a doença pode levar à morte.
-- Comunicação - Prefeitura de Sorocaba
Nenhum comentário:
Postar um comentário