A Secretaria da Saúde de Sorocaba publicou na edição desta sexta-feira (20) da imprensa oficial a portaria de nomeação para o grupo técnico do Comitê Gestor Municipal de Combate à Dengue, Chikungunya, Zika Vírus e Outras Arboviroses. A designação da equipe é uma das medidas de reforço para a prevenção e combate a essas doenças na cidade, com alvo principal à febre amarela – cujos casos têm aumentado e preocupado em várias regiões do país – e à dengue.
Entre as atividades já em andamento no comitê, está a revisão do Plano Municipal de Combate à Dengue, Febre Amarela, Chikungunya, Zika e Outras Arboviroses, que deve ser concluída e divulgada ainda em janeiro. O município de Sorocaba encontra-se fora da área com recomendação de vacinação de rotina contra febre amarela e não tem casos confirmados da doença até o momento. Mas, devido ao avanço da doença, inclusive com registros em cidades da região, nesta semana, a Secretaria da Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, acionou a rede de atenção básica com um informativo contendo dados e protocolos para vacinação contra febre amarela, atendimento de casos suspeitos e demais orientações atualizadas.
Além dessas medidas, o gabinete da Saúde anunciou a realização de processo licitatório para contratação de empresa que fará a remoção de pneus na cidade – serviço que está atualmente inativo – e autorizou a ampliação das equipes de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti. Atualmente a Seção de Zoonoses conta com 96 agentes de combate ao transmissor da dengue e da febre amarela e serão convocados mais 78 para integrar esse trabalho. Cumprindo prazos e trâmites da contratação, esse aumento da equipe ocorrerá a partir de fevereiro. Em contato com a Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) foi solicitado e já autorizado reforço de agentes do órgão estadual para o trabalho de rua em Sorocaba, em número ainda a ser confirmado.
Nesta sexta-feira, a Vigilância em Saúde concluiu um treinamento de atualização sobre vacina da febre amarela para 193 profissionais. A capacitação durou dois dias e foi destinada aos coordenadores e enfermeiros das 31 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), porta de entrada dos pacientes na rede municipal.
Atualmente, a vacinação está disponível exclusivamente para munícipes que pretendem viajar para áreas endêmicas no Brasil ou no exterior. A Vigilância em Saúde reforça que não há motivo para pessoas que não pretendem viajar para essas regiões indicadas se vacinarem, mas solicitou reforço de doses à Divisão de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde.
-- Comunicação - Prefeitura de Sorocaba
Nenhum comentário:
Postar um comentário