Na próxima segunda-feira (09) A Secretaria de Segurança e Defesa Civil, por meio da GCM, retoma a campanha de conscientização e fiscalização quanto ao uso indevido do cortante de pipa: “Cerol? Corta essa! Trabalho já tradicional da Corporação, que desde 2008 busca através de ações de caráter preventivo e educativo – principalmente, junto às crianças, adolescentes e adultos conscientizar a população para coibir o uso do cerol e de linha cortante tipo “Chilena”, responsáveis por diversos acidentes com crianças e adultos.
Foto: Internet |
No período que antecede as férias escolares foram realizadas palestras voltadas a conscientização direcionados os alunos, professores e pais da rede pública municipal e agora no período de férias propriamente dito, prosseguem com o trabalho de orientação e fiscalização. Tem-se demonstrado no decorrer dos anos, que a campanha propiciou a queda no número acidentes. O balanço do ano de 2016 foram registrados 723 apreensões de linha e pipas com material cortante, sendo que em 2015 ocorreram 926 apreensões.
A prática de empinar pipas junto às vias de trânsito rápido e de rede de alta tensão é sinônimo de Alerta de Perigo! Outro local que chama a atenção devido à potencialidade de acidentes sérios é nas imediações do aeroporto, sendo recorrentes segundo relatos os danos em aeronaves e equipamentos devido a linha cortante “Tipo Chilena”, o que pode acarretar verdadeiras tragédias. Por esses motivos a intensificação do trabalho se faz necessária.
Cabe ressaltar que a fiscalização também faz parte do trabalho exercido pela Guarda Civil, coibir o uso de materiais cortantes, o transporte ou comercialização (proibido pela Lei Municipal 8471/08) sendo os adultos flagrados nesta situação autuados com multa prevista de R$ 1761,55. No caso de menores de idade, os pais ou responsáveis serão identificados e responsabilizados.
Em caso de reincidência, a multa será aplicada em dobro, quando se tratar de comércio, também será cassado o alvará.
Soltar pipas poderá ser sempre uma brincadeira segura e divertida, desde que praticada com responsabilidade. A GCM recomenda que os adeptos dessa modalidade procurem sempre lugares abertos, longe da fiação elétrica, de vias com grande fluxo de veículos e da pista de pouso e decolagem de aeronaves, para evitar acidentes.
A população pode ser parceira no combate ao uso do Cerol e da Linha tipo Chilena denunciando essa prática diretamente na Guarda Civil, pelos telefones 3212.9400 e 199 (Defesa Civil).
-- Prefeitura de Sorocaba
Nenhum comentário:
Postar um comentário