Projeto “Rodeio do Bem” garante tratamento VIP às tropas e manadas que participam das provas
A décima edição do Rodeio Itu, que será realizada entre os dias 6 e 10 de setembro, na Arena Brasil Kirin, em Itu (SP), além de proporcionar diversão aos frequentadores, preza pelo cuidado e respeito com os animais. Exemplo disso é o projeto Rodeio do Bem, que conta com um conjunto de ações ambientais e de responsabilidade social, voltadas para a proteção aos animais e também para os competidores, que têm o uso capacete e do colete torácico como obrigação.
Para garantir o bem-estar das tropas e manadas que participam das provas, a organização do evento promove um controle rígido, exemplo disso é que os touros são supervisionados por uma equipe técnica formada por veterinários, representantes do Ministério Público e ONGs. Os animais são transportados em veículos especializados, sem superlotação, e levados a uma fazenda, onde ficam instalados durante todos os dias de festa. Lá, ficam protegidos de som ou qualquer outro gerador de estresse, além de receberem alimentação balanceada.
Ao serem levados para arena, permanecem no máximo quatro horas no local e retornam ao pasto. Os bois participam das montarias em dias alternados, ou seja, após oito segundos de prova, eles têm mais de 45 horas de descanso. Para evitar prejuízos à audição dos animais, os shows musicais só têm início após a retirada de todos os touros do local do evento. O Rodeio Itu não permite o uso de equipamentos pontiagudos e de choque nas montarias. Estas ações são previstas em um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) assinado entre os organizadores do evento e a Promotoria de Justiça do Meio Ambiente de Itu.
De acordo com Ana Paula Dotoli, veterinária e diretora técnica do Rodeio Itu, todos os animais que participam das provas de montaria recebem tratamento VIP. “Os proprietários entendem que a sanidade e o bem-estar desses touros representam o sucesso do seu negócio, por isso, eles são tratados como verdadeiros atletas, desenvolvendo atividades físicas diárias, como corrida e natação, para manter o condicionamento físico, garantindo assim o bom desempenho nas arenas”, comenta Ana.
Capacete
Para garantir mais segurança nas montarias, desde 2012 o Rodeio Itu tornou obrigatório o uso de capacete e colete protetor, tornando-se o primeiro evento do país a adotar essa medida, que tem como objetivo zelar pela integridade do peão.
Trabalho Socioambiental
Desde sua primeira edição, em 2007, o Rodeio Itu desenvolve um trabalho para minimizar o impacto ambiental gerado com transporte, eletricidade, concentração de pessoas e produção de lixo, entre outras atividades que envolvem a realização de um grande evento. Assim como em anos anteriores, a 10ª edição do Rodeio Itu não utiliza água potável da rede pública, a fim de colaborar com o sistema hídrico e evitar impacto na operação de abastecimento do município.
Todo o valor correspondente aos créditos de carbono a serem neutralizados serão doados à Aspa (Associação de Socorro e Proteção aos Animais de Itu), que mantém mais de 300 animais vítimas de abandono ou maus tratos. Enquanto aguardam uma oportunidade de adoção, eles recebem alimentação e tratamento adequado em um amplo e confortável espaço. Além disso, o material reciclável produzido durante o evento é doado a cooperativas.
Três tambores
A 10ª edição do Rodeio Itu também contará com a tradicional prova de três tambores. Dividida por categorias, trata-se de uma prova de tempo e equilíbrio. É vencedor o competidor que contornar os três tambores no menor tempo.
Ekip Rozeta
Além de cinco dias de festa, com seis shows, o evento, que terá importantes nomes da música, como Wesley Safadão, Jorge & Mateus e Fernando & Sorocaba, em sua comemoração de 10 anos, recebe pela primeira vez a Ekip Rozeta, que participa dos principais rodeios do Brasil e realiza um ranking anual de melhores montadores.
Ativa desde 2008, a Ekip Rozeta já participou de mais de 400 festas. Surgiu com o objetivo de valorizar competidores e animais que participam de rodeios, tendo como principal meta a evolução desse esporte. No Rodeio Itu, 25 montadores participarão de uma etapa da competição, valendo pontos para o Ranking Nacional da Ekip Rozeta, que será disputado no mês de novembro, em Taquarituba, São Paulo. Nesta etapa, os participantes concorrem a R$ 15 mil em prêmios, sendo que a premiação geral do campeonato ultrapassa mais de R$ 1,5 milhão.
“Vai ser um prazer de todos da Ekip Rozeta fazer parte dos 10 anos do Rodeio Itu, que é uma das maiores festas do Brasil. Queremos agradecer pela confiança em nossos trabalhos”, comenta Michel Wintoniak, diretor da Ekip Rozeta.
Agenda:
Dia 6/9 (terça-feira) – Pedro Paulo & Alex e Camila & Haniel
Dia 7/9 (quarta-feira) – Matheus & Kauan
Dia 8/9 (quinta-feira) – Wesley Safadão
Dia 9/9 (sexta-feira) – Fernando & Sorocaba e Munhoz & Mariano
Dia 10/9 (sábado) – Jorge & Mateus
Serviço
Os ingressos para o evento já estão à venda. São 28 pontos de venda em Itu e região (confira abaixo a lista completa). A compra também pode ser feita online pelo site www.ticket360.com.br.
A exemplo dos anos anteriores, não será permitida a entrada de menores de 10 anos. De 10 a 15 anos, somente acompanhado dos pais ou responsáveis legais e a partir dos 16 anos, é permitido a entrada desacompanhado.
Será obrigatória a apresentação do RG ou CNH original na entrada do evento.
Informações:
-- OS2 Comunicação