terça-feira, 30 de agosto de 2016

Um novo Parque nasce ao lado do rio Sorocaba

         A comunidade sorocabana vai ganhar, em breve, um novo Parque Municipal ao lado da marginal direita do rio Sorocaba. Com 140 mil metros quadrados o Parque Municipal “Porto das Águas”, começou a ganhar forma na manhã desta terça-feira, dia 30.
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente (Sema), o primeiro passo é fazer uma pista de caminhada ao redor do lago com 1.100 metros e colocar a iluminação de led. O lago será cercado com três linhas de cabos de aço e a cada 20 metros com placas indicativas sobre segurança.
Além disso, também haverá no local mirantes para que os frequentadores possam contemplar a paisagem. A Sema pretende fazer medição da profundidade do local.
Nesta sexta-feira, dia 2, o grupo Caturro Navegantes fará a limpeza do lago. A proposta é que, se houver a possibilidade e for seguro, o local possa abrigar a prática de esportes aquáticos, já que a qualidade da água foi considerada boa.
A intenção é que, mesmo durante o período de obra, a comunidade já ocupe o espaço. Uma casa existente no local será transformada em Centro de Educação Ambiental (CEA), similar ao já existente em frente ao Terminal São Paulo, na avenida Dom Aguirre.
A compensação de retiradas de árvores do local será feita no próprio Parque “Porto das Águas”. Algumas inclusive serão remanejadas. A proposta é que o Parque “Porto das Águas” e o Parque das Águas “Maria Barbosa Silva” sejam ligados por uma passarela.
A criação do novo Parque Municipal não terá custos para Prefeitura de Sorocaba. O valor de R$ 319 mil é fruto do TAC firmado com a empresa Shopping Pátio Cianê.
Foto: Divulgação
Parque Metropolitano
       Futuramente o Parque Municipal “Porto das Águas” vai integrar o Parque Metropolitano com 1.083.000 metros quadrados. O Parque “Porto das Águas” será a principal ligação com os outros parque da região.
O antigo aterro sanitário do bairro Retiro São João será reflorestado e vai se transformar num parque, formando um corredor verde juntamente com os já existentes Parque das Águas, Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” e trecho local do Parque Linear do Rio Sorocaba “Dr. Armando Pannunzio” - às margens do rio.
-- Comunicação - Prefeitura de Sorocaba

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Eric Romero tem candidatura indeferida também no TRE

Foi o primeiro recurso contra impugnação no Estado de São Paulo apresentado e julgado no TRE

Foto: Arquivo/TV Votorantim
Foi negado pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, na tarde desta segunda-feira (29), o recurso à impugnação da candidatura a vice-prefeito de Eric Romero (PPS), que concorre na cidade de Votorantim pela coligação “Compromisso com Nossa Gente”, cujo candidato ao cargo majoritário é Fernando Oliveira (DEM).

O relator do caso, desembargador Carlos Eduardo Cauduro Padin, manteve a sentença aplicada em primeira instância pela juíza eleitoral de Votorantim, Luciana Carone Nucci Eugênio Mahuad, que impugnou a candidatura de Eric Romero, estendendo à chapa majoritária de sua coligação.

O candidato Eric Romero informou à nossa reportagem que pretende ingressar com recurso no Tribunal Superior Eleitoral ainda nesta segunda-feira. “O recurso é um direito meu, pois acredito que houve uma interpretação equivocada da Justiça. Estou cumprindo todos os prazos e espero que a Justiça julgue em tempo hábil também”, disse Romero.

Até 12 de setembro, a chapa pode substituir o candidato a vice-prefeito, já que Fernando não apresenta nenhuma restrição que o impeça de concorrer ao pleito, desde que seu candidato a vice tenha a candidatura autorizada. “No decorrer da semana, iremos nos reunir com nosso grupo político para fazer uma avaliação da nossa atual situação e definir o rumo da nossa campanha”, finalizou Eric.

O pedido de impugnação foi apresentado pelo promotor Eleitoral de Votorantim, Wellington dos Santos Veloso, baseado na Lei de Ficha Limpa, sobre um processo de quando Eric Romero foi vereador no período de 1997 a 2000. Na ocasião, todos os vereadores em exercício receberam verbas extras de ajuda de custo para combustível e para participar de sessões legislativas, totalizando R$ 1800,00, dividido em três parcelas, após uma decisão da então Mesa Diretora, que se utilizou em uma certidão obtida na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo na qual se baseava o salário dos vereadores como sendo 20 % do salário de um deputado estadual. Tal ato foi considerado pela Justiça como doloso de improbidade administrativa, com lesão ao erário e enriquecimento ilícito, condenando-os com a suspensão dos direitos políticos e inelegibilidade por cinco anos a partir do julgamento. Há discórdia, no entanto, sobre a data do julgamento, enquanto a Promotoria e a Justiça consideram o julgamento de 2014, por órgão colegiado, o candidato considera o julgamento de 2008.

O promotor Eleitoral apresentou ainda o pedido de impugnação de cinco candidatos a vereador pelo mesmo motivo, sendo que apenas um foi julgado e apresentou recurso no TRE. Além dos quatro restantes, aguarda-se a decisão em primeira instância do pedido de impugnação de um candidato a vereador por questões de filiação partidária e do candidato a prefeito Jair Cassola (PDT), da coligação “Votorantim na Mão Certa”, também é baseado na Lei da Ficha Limpa, referente a duas condenações de atos praticados enquanto foi prefeito de Votorantim por duas vezes, entre 2001 e 2008.

Sobre o julgamento de Eric Romero pelo TRE, o promotor Wellington dos Santos Veloso comentou com a nossa reportagem que mostrou-se surpreso com a rapidez. “Eu sinceramente me surpreendi. De qualquer forma foi o primeiro recurso contra impugnação no Estado de São Paulo”, disse o promotor.

-- Luciana Lopez - Jornal Gazeta de Votorantim

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Fundo Social inscreve para cursos de construção civil

O Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Sorocaba tem vagas remanescentes para os cursos gratuitos de pedreiro, encanador e assentador de pisos. As inscrições podem ser feitas a partir desta segunda-feira (29), das 9h às 16h, na Escola de Construção Civil, localizada na Rua Francisco Ruiz Miranda, 101, no Conjunto Habitacional Júlio Mesquita Filho.
Serão seis semanas de aulas que visam proporcionar oportunidades de recolocação no mercado de trabalho ao público interessado. Ao todo são 28 vagas remanescentes para início imediato, sendo 08 para o curso de encanador; 10 para pedreiro e 07 para o curso de assentador de pisos de azulejos.
A Escola de Qualificação Profissional de Construção Civil é um projeto do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo que, em parceria com o FSS de Sorocaba, forma e capacita cidadãos maiores de 18 anos de idade em cursos de curta duração, com carga de 60 horas.
Por meio do convênio, o Fundo Social do Estado disponibiliza a capacitação dos monitores, recursos para compra de material para as aulas, material didático e camisetas. Como contrapartida, Sorocaba se responsabiliza quanto ao local para realização do projeto e aquisição de todo o material necessário para implantação e funcionamento dos projetos.
Os cursos de pedreiro, assentador de pisos e encanador acontecem na sede da Escola de Construção. São oferecidas aulas teóricas e práticas em espaços reproduzindo os ambientes de trabalho. Esta é a sexta turma local da Escola de Construção que desde 2014 formou 225 pessoas. Ao concluírem a iniciativa, os participantes recebem certificado e partem em busca da realização de seus sonhos e de futuro cheio de possibilidades.
Mais informações pelo telefone (15) 3238.2503 ou diretamente no local do curso.
-- Comunicação - Prefeitura de Sorocaba

Clube do Idoso oferece vagas para quatro atividades gratuitas

O Clube do Idoso “Carlos Alberto Moura Pereira da Silva” está com inscrições abertas para quatro atividades gratuitas: jazz, dança de salão, pilates e fisioterapia funcional. Para participar, os sócios devem se inscrever na secretaria da unidade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. As vagas são limitadas.

Administrado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Coordenadoria do Idoso da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), o espaço de convivência oferece gratuitamente atividades de lazer, esporte, saúde, integração social e cultura para a terceira idade. Atualmente, a unidade conta com mais de três mil associados.

A aula de jazz ocorre às quintas-feiras, das 14h às 15h30. A dança de salão (para casais) é realizada nesse mesmo dia, mas das 15h30 às 17h. O pilates tem duas turmas às quartas-feiras: às 14h e às 15h. Já as sessões de fisioterapia funcional ocorrem às sextas-feiras, às 14h e às 15h.

Para se tornar sócio e participar das atividades do Clube do Idoso, os interessados, além de residir em Sorocaba, devem ter mais de 55 anos, apresentar documento com foto, comprovante de endereço e duas fotos 3x4, além de um atestado médico para atividades físicas.

O Clube do Idoso “Carlos Alberto Moura Pereira da Silva” está localizado ao lado do Centro Esportivo “André Matiello”, em Pinheiros. Mais informações pelo telefone (15) 3233.9014.

-- Comunicação - Prefeitura de Sorocaba

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Prefeito promove mudança no secretariado

O prefeito Antonio Carlos Pannunzio promoveu na tarde desta quinta-feira, dia 25, mudanças em seu secretariado. As alterações foram feitas em duas secretarias: da Saúde (SES) e da Mobilidade, Desenvolvimento Urbano e Obras (Semob).
Quem assume a Secretaria da Saúde é o administrador Ailton de Lima Ribeiro, em substituição ao médico Francisco Antonio Fernandes, que pediu exoneração por motivos pessoais. Ailton trabalhava na Secretaria de Saúde desde 2014, ocupando cargo de assessoria na pasta. Tem vários cursos na área médica e diversas experiências na administração pública, sempre na área da Saúde.
A Secretaria de Mobilidade, Desenvolvimento Urbano e Obras (Semob) também teve alterações. O novo secretário é o administrador de empresas José Roberto Fernandes Barreira, que trabalhava como assessor na pasta há dois anos e meio.
José Roberto é administrador de empresa, tem vasta experiência trabalhando na construção civil e inúmeros cursos na área. Ele assume a vaga que, desde julho, era ocupada interinamente por Antonio Benedito Bueno Silveira, o Toni Silveira. Toni Silveira continua à frente da Secretaria de Governo e Segurança Comunitária.
As nomeações dos novos secretários serão publicadas no jornal Município de Sorocaba desta sexta-feira.

-- Comunicação - Prefeitura de Sorocaba

UBSs recebem inscrição de participantes para grupos antitabagismo

Para auxiliar os munícipes que desejam deixar de fumar, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), oferece gratuitamente atividades de Grupo Antitabagismo em seis Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Todas as unidades estão recebendo inscrições. O assunto ganha destaque, bem como a importância de conscientizar a população sobre os riscos do tabaco, sobretudo, porque na próxima segunda-feira (29) é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo.
Na primeira reunião, os participantes respondem um questionário e, a partir das respostas, os profissionais definem o tratamento de cada um. No primeiro mês, dependendo do caso, os pacientes já recebem algum tipo de medicação. A proposta é entender por que se fuma e como isso afeta a saúde, além de mostrar como vencer os obstáculos para permanecer sem fumar e os benefícios obtidos depois de se largar o tabagismo.
No início, os encontros são semanais, mas diminuem gradativamente para quinzenais e mensais, no fim do acompanhamento. Nas UBSs Habiteto, Ulisses Guimarães, Paineiras e Nova Esperança, as reuniões ocorrem por meio de uma parceria da Prefeitura com o Estado, via Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod). Nesses locais, os encontros são realizados, respectivamente, às segundas-feiras, a partir das 13h; às sextas-feiras, no período da manhã; às terças das 10h às 12h, e às quintas, das 10h às 12h.
Os grupos têm duração de três a seis meses e uma nova turma só é iniciada ao término da anterior. Conforme a SES, o número de integrantes por grupo depende da procura dos munícipes. As inscrições podem ser feitas de forma permanente, pois em caso de desistência, a unidade entra em contato com o interessado. O cadastro vale também para preenchimento vagas em nova turma.
Outra parceria
As UBSs Cajuru e Vila Haro também oferecem os grupos, mas a iniciativa faz parte do Programa Nacional de Controle do Tabagismo e é custeada pelo Ministério da Saúde. Os grupos são formados por 15 pessoas e tem duração de aproximadamente 90 minutos. Nessas unidades, os grupos perduram um ano e a cada três meses é iniciada uma nova turma.
Na UBS Cajuru, a segunda reunião do grupo será realizada nesta sexta-feira (26), às 14h. O grupo está completo, mas a unidade continua a receber inscrições para novas turmas. Já na UBS Vila Haro ainda há vagas para a primeira turma, que tem previsão de início na próxima quinta-feira, 1º de setembro, às 9h.
Inscrições
Para se inscrever, das 7h às 17h o interessado deve comparecer à UBS que oferece o serviço. Confira os endereços:
- Habiteto - Rua Horácio Blazeck.
- Ulisses Guimarães - Rua Ferdinando Irineu Corrá, S/N.
- Paineiras - R. Eliza Stefani Lamos, 130.
- Nova Esperança - R. Paula Mayer Cattini, 689. 

Cajuru - Avenida Paraná, 3.719.

Vila Haro - R. Aristides Silva Lobo, 379

-- Comunicação - Prefeitura de Sorocaba

Bicho-preguiça é solto na natureza

Animal vivia num remanescente de mata atlântica do zoológico

Foto: Divulgação
Um exemplar de preguiça-comum (Bradypus variegatus) que vivia no remanescente de mata atlântica do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” foi solto na natureza no último sábado (dia 20). A área escolhida para soltura e monitoramento é cadastrada pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e está localizada num município próximo a São Paulo (SP).

A ação foi realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), e ocorreu porque no último mês o animal foi encontrado diversas vezes nas ruas da vizinhança do zoológico. Nessas ocasiões, o preguiça-comum foi capturado e devolvido à mata. No último episódio, a equipe técnica, temerosa de que o animal pudesse ser atropelado ou sofrer qualquer tipo de injúria, considerou a possibilidade de transferi-lo para uma área de mata mais extensa.

Para isso, a equipe do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” entrou em contato com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SMA) e conseguiu encontrar uma área próxima e apropriada ao animal. Desse modo, foi emitida a autorização de soltura e pôde-se realizar a ação rapidamente.

        A preguiça-comum é um mamífero encontrado em diversos Estados do Brasil e em outros países da América Central e América do Sul. É um animal arborícola, que se alimenta de folhas, brotos e ramos de várias espécies de plantas. Descem das árvores apenas para defecar, o que ocorre em média uma vez por semana. Varia seu período de atividade entre noturno e diurno. Uma característica marcante desse animal são suas unhas compridas, que o ajudam a escalar as árvores e podem ser utilizadas também como armas de defesa.

        A Sema ressalta que os zoológicos não são responsáveis por esse tipo de atividade, de acordo com a Instrução Normativa do Ibama nº7/2015. Instituições como os Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) e Centros de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), coordenados pelo Ibama e pela SMA, é que possuem as funções de receber, triar, marcar, reabilitar e encaminhar animais silvestres provenientes de resgate ou apreensão. Na ausência de tais instituições nas proximidades de Sorocaba, o Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” acaba por vezes absorvendo mais essa demanda, suprindo a carência pela inexistência de Cetas na região e realizando essas atividades por questões humanitárias.

-- Comunicação - Prefeitura de Sorocaba

Passeio guiado à Capela de João de Camargo ocorre neste sábado

Neste sábado (dia 27), a partir das 17h, 40 pessoas terão a oportunidade de participar gratuitamente do passeio guiado pela Igreja de João de Camargo – a Capela Senhor do Bonfim. A visita acontecerá sob o comando do pesquisador José Rubens Incao, coordenador da Biblioteca Infantil “Renato Sêneca de Sá Fleury”. Todas as vagas já estão preenchidas.

Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com o Sesc Sorocaba, a atividade faz parte do Projeto Passeios Culturais, realizado pela equipe da Biblioteca Infantil, e ocorre dentro da programação comemorativa de 362 anos de fundação do município e dos 30 anos da Biblioteca Infantil, ambas celebradas no dia 15 de agosto.

O objetivo do projeto é sensibilizar o olhar dos participantes para aspectos ligados à cultura e à história do povo sorocabano. Nesse passeio, a população terá a oportunidade de conhecer a vida e a obra de João de Camargo, além de prismas de fé e arte encontrados na capela. José Rubens Incao apresentará descobertas antigas e recentes que ajudam a construir um panorama do passado e do presente dos negros na cidade.

Foto: Divulgação

A Igreja de João de Camargo está localizada na avenida Barão de Tatuí, 1.083, no Vergueiro. Mais informações pelo telefone (15) 3332.9933.

-- Comunicação - Prefeitura de Sorocaba

Prefeitura de Sorocaba sedia primeira reunião de Comitê Executivo da RMS

O Comitê Executivo do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) realizou seu primeiro encontro. A reunião ocorreu na manhã desta quarta-feira (24), no sexto andar da Prefeitura de Sorocaba. O grupo é formado por representantes dos municípios de Sorocaba, Piedade, Tatuí e Itu e, na oportunidade, contou também com a participação de integrantes da Secretaria de Estado de Assuntos Metropolitanos.

Na abertura, os participantes fizeram um balanço positivo sobre a criação da Agência da Região Metropolitana, que passou a contar com 27 municípios. Isso tendo em vista que Itapetininga passou a integrar a RMS. Na pauta do evento constou a apresentação do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI); a validação do guia metodológico; a aprovação do cronograma dos trabalhos e a composição dos grupos.

Foto: Divulgação

Na sequência, o PDUI foi apresentado e discutido. Esse plano será o ponto de partida para o desenvolvimento do trabalho do comitê, no qual consta as diretrizes para as funções públicas de interesse comum, o macrozoneamento da RMS com a indicação das áreas de atuação e traz o escopo para o sistema de planejamento integrado da metrópole.

O encontro definiu ainda que a elaboração do PDUI deverá considerar horizontes de curto, médio e longo prazo. A Secretaria-Executiva do comitê é exercida pela Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano. A próxima reunião será no dia 15 de setembro, ocasião em que serão realizadas oficinas aos grupos de trabalhos.

-- Comunicação - Prefeitura de Sorocaba

Prefeitura cadastra prestadores de serviços de outros municípios

Todas as empresas prestadoras de serviços estabelecidas em outro município e que atuam em Sorocaba estão obrigadas a fazer o Cadastro de Empresas Não Estabelecidas (Cene). A medida adotada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Fazenda (SEF) é para identificar esse público e evitar que o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) fique retido na fonte pelo tomador de serviços.
De acordo com a SEF, para fins de inscrição no Cene, considera-se empresa não estabelecida aquela que não tem sede em Sorocaba, seja matriz ou filial. Para tanto, antes de emitir a nota fiscal, o prestador de serviço deve acessar o site de Prefeitura www.sorocaba.sp.gov.br, onde encontrará na primeira página o link do Cene, para fazer o cadastro.
Para tanto, a SEF publicou na edição da última sexta-feira (19) do Jornal “Município de Sorocaba”, a instrução normativa que disciplina os procedimentos para a inscrição no Cene. A proposta é a continuidade à modernização da administração tributária.
Conforme a instrução, esclarece a SEF, trata-se da obrigatoriedade de abertura de inscrição no cadastro municipal de receitas mobiliárias para o prestador de serviços - pessoa jurídica - não estabelecido no município de Sorocaba, que executar trabalhos a tomadores estabelecidos em território sorocabano. A obrigatoriedade abrange ainda o tomador de serviços, quanto ao pagamento do ISSQN, quando o referido prestador de serviços não possuir situação cadastral ativa.
Quando o prestador de serviços - pessoa jurídica - estabelecido em outro município não possuir situação cadastral regular ativa no Cadastro Mobiliário do Município de Sorocaba, o tomador é responsável pelo crédito tributário decorrente do ISSQN, estando obrigado ao pagamento integral e atualizado do imposto e demais acréscimos legais, quando o imposto for devido no município, conforme disposto no Art. 3º da Lei 11.230, de 4 de dezembro de 2015.
De acordo com a SEF, a medida tem como objetivo resguardar os contribuintes regularmente estabelecidos em Sorocaba quanto à concorrência predatória por parte de empresas que, embora efetivamente operem neste município, simulam seu estabelecimento em cidades onde as alíquotas do ISSQN são inferiores às vigentes em Sorocaba.
A SEF reitera que todos os prestadores de serviços, com empresas não estabelecidas na cidade, têm que fazer o cadastro no Cene, por meio do site https://issdigital.sorocaba.sp.gov.br/cene/.
-- Comunicação - Prefeitura de Sorocaba

Secretaria da Saúde alerta para vacinação contra a poliomielite

A Secretaria da Saúde (SES) de Sorocaba orienta os pais e responsáveis que mantenham a caderneta de vacinação das suas crianças atualizadas, ou seja, sem vacinas em atraso. A campanha de vacinação contra poliomielite deste ano está marcada para o período de 19 a 30 de setembro. Será uma chamada nacional para todas as crianças menores de cinco anos e para adolescentes de 9 a 13 anos de idade.

Foto: Divulgação

         A medida é uma prevenção diante da notícia da reintrodução da poliomielite na Nigéria e, com isso, os profissionais da saúde estão sendo alertados para a manutenção da ausência de circulação de poliovírus selvagem no Brasil e a necessidade de mantermos altas taxas de cobertura vacinal contra a poliomielite.

O alerta é realizado tendo em vista os Jogos Olímpicos e as Paraolimpíadas na cidade do Rio de janeiro, com aumento da circulação de pessoas de países como Nigéria, Paquistão e Afeganistão.

Desta forma, a SES recomenda ainda que os profissionais de saúde tenham especial atenção aos casos suspeitos de Paralisias Flácidas Agudas (PFA). Os casos devem ser imediatamente notificados para a Vigilância Epidemiológica objetivando investigação de ocorrências e coleta de amostras.

A vigilância destaca ainda que o alerta para todos os casos que apresentem deficiência motora dos membros, principalmente em pessoas menores de 15 anos e com histórico de viagem a países com circulação do poliovírus.

Quanto à campanha de vacinação, a DVE faz um levantamento quanto ao público-alvo da ação e estruturação da rede de postos de atendimento, no aguardo de orientações do Ministério da Saúde.

-- Comunicação - Prefeitura de Sorocaba

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Análise aponta boa qualidade da água do rio Sorocaba

Coleta e análise foram realizadas por alunos da Unesp Sorocaba, no dia 8 de agosto


Alunos do 3º semestre de Engenharia Ambiental da Universidade Estadual Paulista (Unesp/Sorocaba) fizeram uma atividade de campo e constataram que a qualidade da água do rio Sorocaba é boa, informa a Secretaria do Meio Ambiente (Sema). A coleta e análise da água foi feita durante aula prática no trecho urbano do manancial, na altura da ponte da Rua Padre Madureira, no dia 8 de agosto, sob a supervisão do professor de Química Analítica Ambiental, André Henrique Rosa, também diretor do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICTS/Unesp).

Foto: Divulgação
Segundo a Sema, que teve acesso ao estudo, o rio Sorocaba é constantemente alvo de análises, não apenas realizadas pelo Governo Municipal, mas também por pesquisadores e instituições de ensino superior. Considera que o levantamento de dados desse tipo se trata de importante ferramenta na gestão de recursos hídricos.

“Foi muito interessante. Há mais de 10 anos faço esse trabalho de campo com os alunos no rio Sorocaba e nunca a qualidade da água esteve tão boa neste local. E o que causou mais surpresa foi a quantidade de peixes que vimos; até um cágado, que chegou bem próximo dos alunos”, enfatiza André Henrique Rosa.

O trabalho consiste na coleta e a análise de alguns parâmetros. Entre os números obtidos nas amostras coletadas estão: oxigênio acima de 5 mg/l, condutividade abaixo de 100 uS e pH (potencial hidrogeniônico) em torno de 7.

Para o professor, essas atividades práticas são importantes. “Acho fundamental os alunos saírem da sala de aula e terem contato com o mercado de trabalho, e participarem destas atividades de campo para que eles adquiram mais conhecimento.” Daqui duas semanas, outra turma será levada ao local.

Ações

        Considerado um dos principais rios do Estado de São Paulo, formado pelos rios Sorocabuçu e Sorocamirim e o maior afluente da margem esquerda do rio Tietê, o rio Sorocaba tem 180 quilômetros de extensão em linha reta e 227 quilômetros, considerando seu leito em trajeto natural. Além de Sorocaba, ele é margeado pelas cidades de Ibiúna, Votorantim, Iperó, Boituva, Tatuí, Cerquilho, Jumirim e Laranjal Paulista.

A água do rio Sorocaba vem nos últimos anos apresentando melhora. Um dos fatores para a manutenção e aumento da biodiversidade existente no local é que o rio Sorocaba tem recebido menor quantidade de esgoto in natura. Tudo isso devido ao Programa de Despoluição do Rio Sorocaba, realizado desde o ano 2000 pela Prefeitura de Sorocaba, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).

Trata-se de uma série de intervenções que consiste na coleta, afastamento e tratamento de todo o esgoto produzido na cidade, livrando o leito dos córregos e do rio dessa carga de efluente, resultando na quase totalidade do tratamento do esgoto e o saneamento de córregos.

Além disso, o Governo Municipal também realiza a recuperação da vegetação ciliar por meio do manejo e plantio de mudas nativas, a revitalização dos córregos da cidade, a redução das intervenções nos corpos hídricos e a criação de unidades de conservação e parques municipais. A mata ciliar, por exemplo, tem destaque na manutenção dos mananciais, pois preserva as margens, evitando erosões, desmoronamentos e outros problemas ambientais.

Aumento da biodiversidade

Considerando a despoluição do rio Sorocaba e a melhora na qualidade da água,
Foto: Divulgação
várias espécies de animais estão sendo avistados ao longo do rio Sorocaba. O cágado é um exemplo disso. De acordo com a Sema, no rio Sorocaba podem ser encontradas espécies tais como: Phrynops geoffroanus (Cágado-de-barbicha), Phrynops hilarii (Cágado-de-barbelas) e Hydromedusa tectifera (Cágado-pescoço-de-cobra).

Além disso, um estudo realizado em Sorocaba identificou a presença de 53 espécies de peixes no município, tanto no rio principal – que leva o nome da cidade – como em outros habitats, como córregos, represa, lagos e lagoas. Entre as mais comuns estão o lambari (Astyanax fasciatus), tambiú (Astyanax altiparanae), cará (Geophagus brasiliensis), traíra (Hoplias malabaricus) e bagre (Rhamdia quelen).

A lista de espécies foi feita por intermédio de informações contidas em monografias, relatórios de iniciação científica e artigos e integra um dos capítulos do livro “Biodiversidade do Município de Sorocaba”, lançado pela Prefeitura de Sorocaba em abril de 2014.

O peixe Tabarana (Salminus hilarii) é uma das espécies nativas encontradas no rio e que pode ser considerada indicadora de boas condições do manancial. Outro exemplo é o lambari, pois se trata de espécie mais sensível, que precisa de mais oxigênio para sobreviver.

Outros habitantes que podem ser vistos diariamente são as aves, como o biguá, o frango d’água e o socó, a capivara, o ratão-do-banhado e até o jacaré-de-papo-amarelo.

-- Comunicação - Prefeitura de Sorocaba

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

TV Votorantim nas Eleições 2016

Este ano acontece as Eleições para prefeito, vice-prefeito e vereador, e a TV Votorantim preparou uma programação especial para ajudar a população na escolha de seus candidatos.

Nossa programação das “Eleições 2016” começa neste sábado, dia 20 de agosto, com transmissão ao vivo a partir das 19h. Serão no total seis programas com entrevistas de cada candidato a vereador, sempre aos sábados, sendo o último programa no dia 24 de setembro.

Nos dias 23, 24, 25 e 26 de agosto será exibido uma entrevista com os candidatos a vice-prefeito, a partir das 22h. Serão 4 programas com uma hora de duração cada, um candidato a vice-prefeito por dia. A ordem de exibição foi decidido por sorteio, sendo dia 23 de agosto o candidato a vice-prefeito Eric Romero (PPS), no dia 24 de agosto o candidato Silvano (PTB), no dia 25 de agosto o candidato Profº Braz (PSDC) e no dia 26 de agosto a candidata Cláudia Priscila (PSOL).

As entrevistas com os candidatos a prefeito serão exibidas a partir do dia 13 de setembro, sendo 4 dias seguidos de exibição, sempre às 22h. A ordem de exibição foi realizada por sorteio, começando com o candidato Jair Cassola (PDT) no dia 13 de setembro, no dia 14 de setembro o candidato Carlos Mineiro (PSDB), no dia 15 de setembro o candidato Fernando Oliveira (DEM) e no dia 16 de setembro o candidato RodrigoChizolini (PSOL).

Também será realizado dois debates com os quatro candidatos à prefeitura, o primeiro acontece dia 31 de agosto, a partir das 21h, com transmissão ao vivo. E o segundo debate acontece dia 28 de setembro, também a partir das 21h.

E para terminar nossa programação especial das Eleições 2016, a cobertura completa no dia da votação. A equipe de jornalismo estará acompanhando o processo eleitoral, a votação dos principais candidatos e a pesquisa boca de urna, além de entrevistas e opiniões direto dos estúdios da TV Votorantim.

Acompanhe nossa programação especial das “Eleições 2016” na TV Votorantim pelo Canal 06 da NET, ou pelo Canal 03 da Super Mídia ou pela internet no site www.tvvotorantim.com.br.

Mais de 28 mil títulos de devedores serão encaminhados para protesto

A Prefeitura de Sorocaba, por meio das secretarias de Negócios Jurídicos (SEJ) e da Fazenda (SEF), concluiu a análise de 28.511 títulos inscritos em Dívida Ativa, referentes a 8.410 contribuintes, que estão prontos para serem enviados ao Cartório de Protesto de Sorocaba. O encaminhamento ocorrerá de forma gradual, sendo que somente no mês de setembro serão 2 mil documentos. A soma de valores devidos chega a R$ 22.135.717,30.
Em média, na primeira semana de cada mês são enviados para protestos 200 documentos por dia, por determinação do cartório. Nos demais dias são realizadas diligências para citação do contribuinte inadimplente, para pagamento do débito. De abril a agosto deste ano, foram 5.882 títulos para protesto, num montante de R$ 11.478.288,02. Desse valor protestado, a SEF informa que a Prefeitura recebeu R$ 1.553.216,75.
De acordo com a SEF o número de títulos protestados também tem aumentado gradativamente, tendo em vista que esse trabalho é realizado de forma contínua. A procuradora tributária Roberta Guimarães Pereira explica que a meta para os próximos meses é ampliar esse envio de títulos. “A meta é passar de 200 para 300 documentos enviados por dia”, ressalta.
A SEF informa ainda que todas as certidões a serem enviadas passaram por um “pente fino” e o protesto não exclui ou inviabiliza a cobrança por meio de processo judicial, via Execução Fiscal, permitindo o leilão ou a hasta pública de bens móveis e imóveis.
Débitos e prazo
        As remessas encaminhadas ao tabelionato referem-se aos devedores de Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), demais tributos, taxas e multas em geral.
        Ao receber o comunicado do cartório, o contribuinte tem o prazo de três dias para o pagamento, caso contrário será protestado e terá restrição no cadastro de crédito SPC/Serasa. Após o protesto do título, o contribuinte somente poderá fazer o pagamento no setor de Dívida Ativa do Município de Sorocaba.
Para evitar a restrição de crédito e inclusão do nome no cadastro de inadimplente, o contribuinte deve ter seus débitos em dia com a Prefeitura de Sorocaba. O Setor de Dívida Ativa da Prefeitura fica na Rua Dr. Álvaro Soares, 431, no Centro.
-- Comunicação - Prefeitura de Sorocaba

Campanha contra a hanseníase começa nesta segunda-feira

Atividades serão desenvolvidas com crianças de 5 a 14 anos de idade

        A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), desenvolve a partir de segunda-feira (22) atividades alusivas à Campanha Nacional de Hanseníase, Tracoma e Geohelmintíase (doença popularmente conhecida como verminose). A campanha busca fortalecer diretrizes e estratégias para promover a melhoria do acesso ao diagnóstico precoce e tratamento das doenças em eliminação, principalmente às populações vulneráveis e com maior risco de adoecimento.
De acordo com critério do Ministério da Saúde e do Governo do Estado de São Paulo, Sorocaba vai trabalhar na prevenção da hanseníase e geohelmintíase com estudantes de 5 a 14 anos de idade das escolas públicas de ensino fundamental. Na terça-feira, dia 23, a equipe do Programa da Hanseníase da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Parque Vitória Régia visitará a Escola Estadual “Professora Sarah Salvestro” e, na quinta-feira, dia 24, a Escola Municipal “Genny Kalil Milego”, que fica no Conjunto Habitacional “Hebert de Souza”.
Segundo coordenadora do Programa Municipal de Controle da Hanseníase, Uiara Kaizer, será encaminhada uma ficha de autoimagem utilizada para a triagem de casos de hanseníase. “A criança deve levar essa ficha para casa e, junto com os pais ou o responsável, preencher os dados de identificação, fazer a marcação dos locais do corpo onde existem manchas e responder as perguntas sobre a ocorrência das manchas. O aluno deve devolver essa ficha no dia marcado nas duas escolas”, explica.

No contexto da hanseníase, a singularidade dessa campanha está no empoderamento da criança e do adolescente. “Com o autoexame, por meio da ficha de autoimagem, o aluno será capaz de identificar os sinais e sintomas da hanseníase e, posteriormente, será examinado pela equipe na escola”, explica Uiara.

As crianças também receberão o medicamento Albendazol. A estratégia recomendada para o controle das geo-helmintíases constitui-se no tratamento quimioprofilático anual dos escolares, com a administração de um comprimido de albendazol 400 mg, em dose única, sob a supervisão das equipes locais de saúde.

Caso o pai ou responsável não esteja de acordo com a administração do medicamento, estes deverão enviar para a escola o “Termo de Recusa” assinado. “Essa estratégia tem a finalidade de chamar a atenção das crianças e facilitar a ação. As crianças não têm preconceito e elas também ajudam na divulgação sobre a doença para os familiares”, afirma Uiara.

-- Comunicação - Prefeitura de Sorocaba

Cuidado com os animais é marca do Rodeio Itu

Projeto “Rodeio do Bem” garante tratamento VIP às tropas e manadas que participam das provas

A décima edição do Rodeio Itu, que será realizada entre os dias 6 e 10 de setembro, na Arena Brasil Kirin, em Itu (SP), além de proporcionar diversão aos frequentadores, preza pelo cuidado e respeito com os animais. Exemplo disso é o projeto Rodeio do Bem, que conta com um conjunto de ações ambientais e de responsabilidade social, voltadas para a proteção aos animais e também para os competidores, que têm o uso capacete e do colete torácico como obrigação.

Para garantir o bem-estar das tropas e manadas que participam das provas, a organização do evento promove um controle rígido, exemplo disso é que os touros são supervisionados por uma equipe técnica formada por veterinários, representantes do Ministério Público e ONGs.  Os animais são transportados em veículos especializados, sem superlotação, e levados a uma fazenda, onde ficam instalados durante todos os dias de festa. Lá, ficam protegidos de som ou qualquer outro gerador de estresse, além de receberem alimentação balanceada.

Ao serem levados para arena, permanecem no máximo quatro horas no local e retornam ao pasto. Os bois participam das montarias em dias alternados, ou seja, após oito segundos de prova, eles têm mais de 45 horas de descanso. Para evitar prejuízos à audição dos animais, os shows musicais só têm início após a retirada de todos os touros do local do evento. O Rodeio Itu não permite o uso de equipamentos pontiagudos e de choque nas montarias. Estas ações são previstas em um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) assinado entre os organizadores do evento e a Promotoria de Justiça do Meio Ambiente de Itu.

De acordo com Ana Paula Dotoli, veterinária e diretora técnica do Rodeio Itu, todos os animais que participam das provas de montaria recebem tratamento VIP. “Os proprietários entendem que a sanidade e o bem-estar desses touros representam o sucesso do seu negócio, por isso, eles são tratados como verdadeiros atletas, desenvolvendo atividades físicas diárias, como corrida e natação, para manter o condicionamento físico, garantindo assim o bom desempenho nas arenas”, comenta Ana.

Capacete
Para garantir mais segurança nas montarias, desde 2012 o Rodeio Itu tornou obrigatório o uso de capacete e colete protetor, tornando-se o primeiro evento do país a adotar essa medida, que tem como objetivo zelar pela integridade do peão.

Trabalho Socioambiental
Desde sua primeira edição, em 2007, o Rodeio Itu desenvolve um trabalho para minimizar o impacto ambiental gerado com transporte, eletricidade, concentração de pessoas e produção de lixo, entre outras atividades que envolvem a realização de um grande evento.  Assim como em anos anteriores, a 10ª edição do Rodeio Itu não utiliza água potável da rede pública, a fim de colaborar com o sistema hídrico e evitar impacto na operação de abastecimento do município.

Todo o valor correspondente aos créditos de carbono a serem neutralizados serão doados à Aspa (Associação de Socorro e Proteção aos Animais de Itu), que mantém mais de 300 animais vítimas de abandono ou maus tratos. Enquanto aguardam uma oportunidade de adoção, eles recebem alimentação e tratamento adequado em um amplo e confortável espaço. Além disso, o material reciclável produzido durante o evento é doado a cooperativas.

Três tambores
A 10ª edição do Rodeio Itu também contará com a tradicional prova de três tambores. Dividida por categorias, trata-se de uma prova de tempo e equilíbrio. É vencedor o competidor que contornar os três tambores no menor tempo.

Ekip Rozeta
Além de cinco dias de festa, com seis shows, o evento, que terá importantes nomes da música, como Wesley Safadão, Jorge & Mateus e Fernando & Sorocaba, em sua comemoração de 10 anos, recebe pela primeira vez a Ekip Rozeta, que participa dos principais rodeios do Brasil e realiza um ranking anual de melhores montadores.

Ativa desde 2008, a Ekip Rozeta já participou de mais de 400 festas. Surgiu com o objetivo de valorizar competidores e animais que participam de rodeios, tendo como principal meta a evolução desse esporte. No Rodeio Itu, 25 montadores participarão de uma etapa da competição, valendo pontos para o Ranking Nacional da Ekip Rozeta, que será disputado no mês de novembro, em Taquarituba, São Paulo. Nesta etapa, os participantes concorrem a R$ 15 mil em prêmios, sendo que a premiação geral do campeonato ultrapassa mais de R$ 1,5 milhão.

“Vai ser um prazer de todos da Ekip Rozeta fazer parte dos 10 anos do Rodeio Itu, que é uma das maiores festas do Brasil. Queremos agradecer pela confiança em nossos trabalhos”, comenta Michel Wintoniak, diretor da Ekip Rozeta.

Agenda:
Dia 6/9 (terça-feira) – Pedro Paulo & Alex e Camila & Haniel
Dia 7/9 (quarta-feira) – Matheus & Kauan
Dia 8/9 (quinta-feira) – Wesley Safadão
Dia 9/9 (sexta-feira) – Fernando & Sorocaba e Munhoz & Mariano
Dia 10/9 (sábado) – Jorge & Mateus

Serviço
Os ingressos para o evento já estão à venda. São 28 pontos de venda em Itu e região (confira abaixo a lista completa). A compra também pode ser feita online pelo site www.ticket360.com.br.

A exemplo dos anos anteriores, não será permitida a entrada de menores de 10 anos. De 10 a 15 anos, somente acompanhado dos pais ou responsáveis legais e a partir dos 16 anos, é permitido a entrada desacompanhado.

Será obrigatória a apresentação do RG ou CNH original na entrada do evento.

Compre online: www.ticket360.com.br
twitter.com: @rodeioitu
instagram: rodeioitu http://instagram.com/rodeioitu

Informações:

-- OS2 Comunicação